‘Praça Ecológica’chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente

Desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia fazem parte do espaço

5/6/2020

Praia Grande está na lista das cidades com maior índice de crescimento no País. Por ano, cerca de 6 mil novos moradores escolhem o Município para residir. Nos últimos anos, diversas empresas dos mais variados portes e setores também chegaram na Cidade. Os dados demonstram que a ótima infraestrutura praia-grandense resulta em maior qualidade de vida para as pessoas. Motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, apreensão.

O desafio da Administração Municipal é aliar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Para se chegar a um resultado positivo nesta equação, a conscientização da população sobre a importância de ações sustentáveis é fundamental. Desta forma, a Prefeitura tem procurado criar equipamentos públicos que possam ser o ponto de partida para uma reflexão e novo comportamento por parte de seus habitantes. Um desses lugares é conhecida popularmente como ‘Praça Ecológica’, no Bairro Guilhermina.

O nome oficial do equipamento público é Horácio de Oliveira Netto, localizada na Avenida Guilhermina. A remodelação total do espaço foi entregue no mês de janeiro, um presente para os munícipes no aniversário de 53 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande. O projeto da nova praça priorizou a sustentabilidade, eficiência energética e a acessibilidade.

No local, foram colocadas árvores solares, que possibilitam o carregamento de aparelhos eletrônicos, postes com iluminação de LED alimentados por energia solar, reabastecidas ao longo do dia e que realizam a iluminação noturna, piso permeável drenante, que auxilia na captação e encaminhamento por meio de calhas instaladas no solo, das águas das chuvas, que são reaproveitadas, além e brinquedos que fazem a diversão da criançada, inclusive unidades projetadas utilizando as diretrizes ligadas a acessibilidade.

As vias arredores também passaram por mudanças: a lateral da praça e trecho da Rua Leme foram recapeadas com bloquetesintertravados de concreto, ampliando a área de circulação compartilhada para pedestres, ciclistas e veículos, desta forma, ocorreu a redução da velocidade máxima no local.

Desenhos - Outro destaque do espaço fica na frente da Praça Ecológica, mais especificamente nos muros da Escola Estadual Dr. Abrahão Jacob Lafer. O local se transformou em uma galeria de arte a céu aberto após receber desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia, que foram produzidos por estudantes de unidades de ensino de Praia Grande por meio de um concurso cultural “Evoluir de forma sustentável”.