Novo Canal Negro Velho é implantado no Bairro Tupi

Prefeitura de Praia Grande investiu R$ 11,9 milhões na obra

13/8/2020

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop) local, finalizou as obras de implantação do novo canal Negro Velho, no Bairro Tupi. O investimento totaliza aproximadamente 11,9 milhões, sendo que R$ 1,2 milhão foi obtido junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). A entrega oficial da obra deverá acontecer em breve.

Os trabalhos de escavação iniciaram na Avenida Presidente Castelo Branco (trecho entre Rua Potiguares e Rua Tamoios) e foram realizados até a Rua Tamoios (até a Avenida Presidente Kennedy), totalizando 650 metros, onde foram instaladas duas linhas de aduelas de concreto (medida 2m x 1,5 m cada uma), que se interligaram a rede instalada. Ocorreu ainda a recuperação do leito carroçável do trecho das vias, que receberam pavimentação asfáltica. Após estas etapas os trabalhos continuaram ao longo da Rua Tamoios.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande, Eloisa Ojea, a obra se fez necessária devido ao crescimento do bairro, principalmente no entorno do antigo canal. Além da impermeabilização do solo, com a intensificação da construção civil, o antigo canal foi afetado por esta urbanização, sendo que hoje se encontra sob residências e edifícios. Desta forma, dificulta e mesmo impossibilita sua manutenção ou ampliação. Por isso a Prefeitura resolveu implantar outro.

“O novo canal está interligado ao antigo: ambos estão ativos. Com isso a capacidade de captação do sistema de drenagem instalado no Bairro Tupi aumentou muito. Há outros projetos que a Prefeitura deverá executar, relacionadas à drenagem e pavimentação no bairro e que beneficiarão as ruas Tupi, Xavantes e Pajé. Os procedimentos administrativos estão em andamento”, finalizou a titular da Seop.