PG mantém cuidados de prevenção ao contágio do Covid-19 no sistema de transporte

Higienização diária e disponibilização de álcool em gel estão entre as ações

13/8/2020

Ainda que Praia Grande venha avançando no Plano São Paulo de retomada da economia e tenha iniciado a flexibilização do comércio na Cidade, os cuidados no sistema de transporte continuam. Dentre os trabalhos estão a higienização constante dos ônibus, terminais e pontos de embarque, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e monitoramento das linhas para evitar aglomerações dentro dos veículos. Os cuidados fazem parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) de prevenção ao contágio do coronavírus (covid-19).

Os Terminais Rodoviários Tude Bastos e Tatico contam com displays com álcool em gel, que são ativados por um pedal, evitando, assim, o uso das mãos. Os totens podem ser utilizados por todos os passageiros. Além disso, os locais continuam recebendo a lavagem e aplicação de hipoclorito de sódio diluído todas as noites, assim como também os pontos de ônibus espalhados pela Cidade. E a cada nova parada dos ônibus municipais nos terminais, todo o veículo passa por nova limpeza interna.

Em Praia Grande é decretado, como forma orientativa, o uso de máscaras de proteção e a ação inclui também o sistema de transportes. Todos os motoristas de ônibus já receberam máscaras da concessionária e a utilizam durante todo o expediente.

A Setransp, juntamente com a concessionária do serviço na Cidade (Viação Piracicabana), está monitorando diariamente as linhas para evitar atrasos e também que os veículos circulem com grande quantidade de passageiros embarcados. Inclusive, em horários de pico novos ônibus são acrescidos no sistema justamente visando que aglomerações sejam evitadas.

Atualmente, cerca de 20 mil pessoas utilizam diariamente o sistema de transporte municipal em Praia Grande. Durante o período mais restritivo de isolamento social, a queda no número de passageiros na Cidade chegou a aproximadamente 50%.

De acordo com o secretário de Transportes de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, apesar de todos os cuidados estarem sendo tomados, a população precisa ficar atenta e se prevenir também. “Por isso, os displays com álcool são tão importantes. E o fato de não precisar acessá-lo com as mãos faz toda a diferença, pois minimiza muito o risco de contágio”.

Praia Grande conta com dois Terminais Rodoviários que recebem todo o sistema de transporte municipal e parte do intermunicipal. O Terminal Tatico fica localizado na Avenida Astério Genário com a Rua Valter José Alves, no Bairro Mirim; e o Terminal Tude Bastos na Avenida do Trabalhador, s/nº, no Bairro Sítio do Campo.

Além do monitoramento do sistema que está sendo realizado, a população pode também entrar em contato em tempo real com a concessionária (através da linha 0800 771 7778) ou com a Setransp (13 3491- 6064) para informar caso presencie aumento no número de passageiros na linha, dentre outras situações.