Praia Grande entrega a modernização das praças Roberto Andraus e Nossa Senhora de Fátima

Os dois locais abrigam as feiras de artesanato e são visitados por munícipes e turistas

15/12/2020

As modernizações das praças Roberto Andraus, no Bairro Ocian e a Nossa Senhora de Fátima, Caiçara, foram entregues pela Prefeitura de Praia Grande. Os dois locais, que abrigam as tradicionais feiras de artesanato da Cidade, voltam a figurar como ótimas opções de lazer e diversão para moradores e também turistas.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, visitou as duas praças. “O mais importante é que essas duas praças contribuem de forma efetiva para melhorar o fluxo turístico do Município e, desta forma, colaboram também para a geração de renda para os profissionais que atuam nesse setor. As duas praças ficaram lindas, com amplos e confortáveis espaços”, comentou o chefe do Executivo da Cidade.

O projeto executado na Praça Roberto Andraus deu um aspecto especial ao local: foi aberto novo trecho da Rua Olavo Bilac, interligando com a Rua Oceânica Amábile. Com isso a Igreja Nossa Senhora da Graças foi separada da praça. O resultado dessa medida é a melhora do fluxo, segurança e ordenamento do trânsito desta região. O local também ganhou calçadas e espaços externos mais modernos e adequados para os pedestres.

A nova estrutura foi construída em concreto e recebeu cobertura de policarbonato (nos mesmos moldes da Área de Eventos do Bairro Guilhermina). O local terá função múltiplo uso. Ladeando a Avenida Dom Pedro II foi construída a estrutura maior, com 44 m x 6 m, onde se localiza a área de alimentação da feira de artesanato local. Ladeando o novo trecho da rua Olavo Bilac e a Rua Gilberto Amado se localizam as outras estruturas, com 38,5 m x 6 m, onde já está instalada a área de artesanato.

A praça tem piso em pedra Goiás. Uma preocupação da Prefeitura foi o projeto paisagístico, que priorizou a preservação das árvores existentes. O local ganhou novo e moderno mobiliário urbano (bancos e lixeiras). Complementando os trabalhos a praça tem agora novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança.

Já as obras na Praça Nossa Senhora de Fátima resultaram na instalação de estrutura pergolada de aproximadamente 1.200 m², cobertura com policarbonato, além de acesso por dois portais dispostos nas duas extremidades da praça.

Conhecida popularmente como “praça da feirinha hippye”, a Praça tem cerca de 4 mil m² de área e já passou por remodelamento quando foram realizadas as obras de revitalização da Avenida Nossa Senhora de Fátima (entregues oficialmente em 2018) ganhando piso interno em pedra goiás (2.3 mil m²), uma nova distribuição paisagística e calçamento externo em piso intertravado de concreto. Agora os serviços visaram construir uma área especial, onda funcionará a feira de artesanato e alimentação.

Além da estrutura pergolada e cobertura de policarbonato, o local conta com banheiros públicos, de serviço e sala de apoio. Estes serviços complementam os trabalhos de revitalização realizados ao longo da via, que já conta com nova rede de drenagem (1.572 metros) e teve ampliado o leito carroçável, com a implantação de duas pistas em cada mão de direção. Mais vagas para estacionamento de veículos foram criadas e tratamento paisagístico diferenciado realizado.

Os projetos, tanto da avenida como da praça, receberam atenção especial no que se refere à acessibilidade. Os calçamentos, em todas suas extensões, têm rampas de acesso e piso podotátil, em conformidade com a NBR 9050/2015, que determina as regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Praça Portugal – Localizada no Bairro Guilhermina, a Praça Portugal foi o primeiro equipamento deste tipo modernizado pela Prefeitura de Praia Grande. A inauguração do espaço ocorreu em janeiro de 2019.

Feiras de Artesanato – As três feiras de artesanato fixas de Praia Grande são excelentes opções de lazer para toda a família. Com espaços totalmente revitalizados, as feiras são atrações turísticas na Cidade, movimentando a economia dos artesãos e profissionais da alimentação.

Funcionando de quinta a domingo, das 16 às 22 horas, as feiras estão localizadas nas praças Portugal (Guilhermina) e Roberto Andraus (Ocian) e Nossa Senhora de Fátima. No total, mais de 130 profissionais, todos cadastrados na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, atuam nas feiras fixas.

Os artigos à venda são variados; bolsas, tapetes, bijuterias e presentes em geral são feitos de maneira totalmente artesanal. As feiras abrigam também setores de gastronomia, tornando a diversão completa.