Pista de Atletismo de Praia Grande é ampliada e passa a contar com academia

Espaço conta com modernos aparelhos e beneficiará atletas da Cidade

27/12/2020

A Prefeitura de Praia Grande ampliou a estrutura da Pista Municipal de Atletismo, que fica localizada no Bairro Sítio do Campo. O equipamento passa a contar com ampla área de academia. O espaço, que recebeu também modernos aparelhos, será utilizado, entre outras atividades, na preparação física dos atletas que representam o Município em competições oficiais.

Outro destaque das obras realizadas na Pista é que o prédio de apoio, além da nova academia, também foi ampliado. Desta forma, os profissionais que atuam no equipamento terão maior conforto para desenvolverem suas atividades. Também foi revitalizada a área onde são praticadas modalidades como lançamento de dardo, martelo e disco, com nova estrutura de proteção.

“Praia Grande oportuniza espaços modernos para os atletas. Acredito no esporte como ferramenta de transformação social. Prova disso é a realização do Programa SuperEscola, que faz com que milhares de crianças e jovens pratiquem atividades esportivas e culturais gratuitas no contra turno escolar. Além de tirar esses estudantes das ruas, a iniciativa também revela jovens valores que representam a Cidade nas competições”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

A Pista de Atletismo de Praia Grande é uma referência não só na Região Metropolitana da Baixada Santista, mas também em níveis estadual e nacional. O equipamento foi construído com alta tecnologia e possui piso igual ao utilizado em grandes competições, como Jogos Olímpicos e Pan-americanos.

Como prova da qualidade do equipamento público praia-grandense, a Pista é uma das poucas em todo o Brasil que recebeu homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF).

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba até eventos internacionais. Além disso, é importante ressaltar também que os recordes estabelecidos na Pista Municipal serão oficialmente homologados devido à certificação da IAAF.

Histórico - Construída em 2007, a Pista já recebeu diversos atletas da seleção brasileira. No mesmo ano de sua inauguração o local sediou as disputas dos Jogos Abertos do Interior, com milhares de competidores de todas as regiões do Estado de São Paulo. A homologação da IAAF ocorreu um ano depois, em 2008.

Homenagem - Recentemente, na Pista de Atletismo, a Prefeitura de Praia Grande homenageou a campeã olímpica do salto em distância (em 2008) Maurren Higa Maggi. Mais de 150 pessoas e alunos do Programa SuperEscola Esportivo participaram das atividades, entre elas uma palestra da ex-atleta, apresentação de um vídeo rápido sobre a carreira dela, além de uma clínica de saltos na “caixa de areia”.