Regata Festiva Cidade de Praia Grande reúne mais de 70 competidores

Tradicional competição ocorreu de forma virtual neste ano de 2021

27/1/2021

A tradicional Regata Festiva Cidade de Praia Grande se adaptou a pandemia da covid-19, usou a tecnologia como ferramenta, velejou na ‘onda’ do esporte eletrônico e ocorreu de forma virtual neste ano de 2021. O número de competidores comprovou o sucesso desta 24ª edição da competição. Foram 75 participantes de 10 estados do Brasil.

Ter ocorrido de forma virtual, na prática, nenhum competidor entrou na água para participar da Regata. As disputas entre os velejadores foram realizadas através do aplicativo Virtual Regatta Inshore. O evento foi válido também pela primeira etapa do Ranking Brasileiro de Regata Virtual.

Após as equilibradas lutas pelo título, Lucas Rocha Dantas, de Brasília, garantiu o primeiro lugar da Regata Festiva. A medalha de prata ficou com Adriano Santos, de Porto Alegre. Já o bronze foi para o competidor Marco Calonico, também de Brasília.

Apesar do sucesso no novo formato, os dirigentes de Praia Grande destacaram que para 2022, dependendo dos desdobramentos da pandemia, a ideia é fazer a Regata da forma tradicional, ou seja, dentro do braço de mar que banha a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida popularmente como Portinho.

“Com a pandemia esta foi uma forma que encontramos de preservar a realização da competição no aniversário de Praia Grande. Os campeonatos esportivos através da internet estão crescendo cada vez mais”, comentou o diretor do Departamento Esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão.

O responsável pelo Navega SP em Praia Grande, Silvio Bello, analisou de forma positiva o desempenho da equipe praia-grandense. “As regatas virtuais ganharam novos adeptos nos últimos anos e estão crescendo. Mesmo virtual, os participantes deste tipo de evento precisam ter boas noções de vento, condições do mar e especificações dos barcos”, disse.

Organização – A organização da tradicional Regata Festiva Cidade de Praia Grande, que pela primeira vez será virtual, é do Departamento Esportivo e de Lazer, setor da Seel, que conta com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBV), da Escola de Vela e do Projeto Navega São Paulo.