Praia Grande prorroga auxílio financeiro a transportadores escolares

Ação faz parte do Programa de Benefícios Temporários - PBT

3/2/2021

A Prefeitura de Praia Grande prorrogou por mais dois meses o Programa de Benefícios Temporários - PBT com auxílio financeiro para os transportadores escolares que atuam na Cidade no valor de R$ 1.500,00 mensal. O benefício faz parte das medidas adotadas pela Administração Municipal a fim de amenizar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a legislação municipal formatada pela Prefeitura e aprovada na sessão da Câmara, a primeira parcela desta prorrogação será paga até o dia 10 de fevereiro. Já a segunda terá data limite em 10 de março.

Em mensagem, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que a prorrogação tem como objetivo de amenizar o impacto sofrido por estes profissionais em virtude da pandemia. “Os transportadores escolares foram drasticamente prejudicados, visto que estão sem trabalhar desde o início da paralisação das aulas e não foram beneficiados com o retorno das atividades escolares até o presente momento. Assim, com o espírito de melhor atender aos anseios da sociedade, e na busca de uma melhor Cidade para se viver, propusemos o Projeto de Lei Complementar”.

Devem ser beneficiados com o auxílio os mais de 100 transportadores escolares cadastrados na Secretaria de Transportes (Setran) do Município que exerciam a atividade no início do ano de 2020. Além disso, é necessário que estes profissionais comprovem que não estão exercendo qualquer atividade que propicie renda por outra fonte.

Os transportadores escolares também podem solicitar junto a Secretaria de Finanças (Sefin) praia-grandense a suspensão temporária dos encargos da inscrição municipal enquanto perdurar a cessação da atividade, ficando dispensado do pagamento dos tributos por inexistência do fato gerador.

Todos os benefícios da Lei municipal estão amparados na legislação federal, conforme a Lei Complementar nº 173/2020, criada como um "regime fiscal provisório" para o enfrentamento da pandemia.

Parcela – Em dezembro de 2020, os transportadores escolares de Praia Grande receberam auxílio financeiro da Prefeitura no valor de R$ 1.500,00. Também foi efetuado um cadastro desses profissionais para serem contemplados com licenças temporárias de ambulantes.