Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica na nova Estação de Pré-Condicionamento da Sabesp

Atividade atende as diretivas do Programa Município Verde Azul

12/2/2021

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande realizou uma visita técnica na nova e moderna Estação de Pré-Condicionamento (EPC) da Sabesp, que fica localizada no Canto do Forte. Durante a atividade, que ocorreu na quarta-feira (10), o grupo também vistoriou as instalações do Emissário, que fica sediado no mesmo bairro.

“Um dos motivos dessa visita foi para atender uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMV). A diretiva esgoto tratado, onde uma das tarefas é fazer uma visita técnica em alguma estação de tratamento de esgoto da Cidade. Após o relatório é analisado a eficiência da estação, o que é coletado, descartado e quanto de resíduo é gerado”, explicou a bióloga e chefe da Seção de Programas Socioambientais da Sema, Mariane Laurentino Ferreira, que também é interlocutora do Programa Município Verde Azul.

Nesta unidade de EPC que está na fase final das obras, o tratamento será mais eficiente. Antes, o esgoto era coletado e passado por um processo de gradeamento e clorado, após isso era lançado no mar através do emissário submarino. Agora, com esta nova Estação, são duas etapas de gradeamento, o primário e secundário, depois vem a fase de peneiramento, que é feito através de uma peneira rotativa para remoção dos resíduos sólidos menores e somete após esse processo que vai para a parte de cloração. Ao final é pré-condionado e encaminhado ao emissário.

As EPCs têm por finalidade remover o material sólido e o flutuante no esgoto. Essa nova unidade atende os bairros do Canto do Forte, Guilhermina, Aviação, Boqueirão, parte do Sítio do Campo, além do Japuí, em São Vicente.

O secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Dr. Serrano, comentou sobre a importância de discutir e evidenciar as questões ambientais em casa.

“Todo esse processo é magnifico, tivemos uma aula incrível, inclusive, mais uma vez, tivemos a certeza de que as questões ambientais devem ser abordadas com mais pulso, principalmente a partir de casa, pois a quantidade de resíduos como, por exemplo, plástico, que são descartados erroneamente no vaso sanitário é absurda. Muitas vezes esses resíduos poderiam ser reciclados, porém, depois que vem parar aqui na estação, não tem mais como reaproveitar, e isso é uma judiação”, comenta o titular da Sema.

O secretário disse ainda que essa obra é uma conquista fundamental ligada a preservação do meio ambiente e de saneamento básico para Praia Grande e também toda a Região. Dr. Serrano afirmou ainda que em um curto espaço de tempo, o Município terá significantes avanços para a saúde dos moradores e visitantes com a melhora considerável na qualidade da balneabilidade das praias.

“A excelência da obra será motivo de comemoração e orgulho para os praia-grandenses. Lembrando que o Município conta com mais duas estações de pré-condicionamento”, destacou o titular da Sema.

Programa Município Verde Azul - As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente local. A iniciativa foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.