Residência Inclusiva oferece atendimento individual para deficientes sem família

Situação de dependência é principal fator entre moradores

12/3/2021

Há cerca de um mês, adultos com deficiências e sem família ganharam um novo lar em Praia Grande. A Residência Inclusiva acolhe atualmente cinco pessoas, que não têm apoio de familiares, seja por abandono ou falecimento dos antigos protetores, e dependem da ajuda de terceiros para as atividades do dia a dia, como se alimentar, tomar banho e trocar de roupa. O serviço é para casos específicos e não funciona como centro de reabilitação ou hospital.

Para morar na Residência Inclusiva é preciso ter perfil específico, atender alguns critérios técnicos bem definidos, como por exemplo, ter algum tipo de deficiência física ou mental e ser dependente de outra pessoa. Avaliações de cada caso são minuciosamente realizadas para que não seja ocupada a vaga de alguém que realmente precisa.

A residência inclusiva dispõe de equipe especializada com metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas dos atendidos. Antes de atuarem na unidade, os funcionários passaram por treinamentos em outros locais de acolhimento da Cidade, para se adaptarem ao atendimento dos moradores.

No espaço onde os acolhidos são atendidos há sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, quatro dormitórios e sanitários. Todas as instalações são adaptadas e acessíveis, visando dar mais conforto aos moradores.

Autonomia - A Residência Inclusiva tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária, a preservação e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

Ações que parecem simples, como montar o próprio prato, tomar banho sozinho ou dobrar a própria roupa, são vitórias para a vida toda.

“O cuidado que precisamos ter com essas pessoas é muito grande. Cada mudança na rotina deles precisa ser inserida de modo sutil e progressivo. Trocar a mesa do almoço de lugar, por exemplo, gera desconforto, insegurança. Faz com que eles não reconheçam o espaço. Por isso nosso olhar tem que ser carinhoso, afetuoso e humano”, explica a diretora da residência Patrícia Borelli.

Outra característica do serviço é evitar situações de isolamento dessas pessoas. Ao todo, 14 funcionários trabalham no local, em sistema de turnos. Os moradores são acompanhados por cuidadores individuais 24 horas por dia, 7 dias por semana. A mudança para o novo endereço foi realizada aos poucos. A integração entre os moradores também, já que antes cada um morava em um endereço diferente.

Estrutura – As construções são todas acessíveis, com estrutura física diferenciada. São 216,31m² de área construída, divididos em setor administrativo e residência, espaços separados por um pátio com jardim e quiosque para confraternizações ou pequenos encontros interativos.

A área da equipe técnica tem sala de reunião, coordenação e sanitários. Além da Residência Inclusiva, Praia Grande conta com unidades de acolhimento infantil, de adolescentes, adultos em situação de rua e idosos.