PG mantém crescimento e atinge taxa de 55% de isolamento social

Dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo

29/3/2021

A Prefeitura de Praia Grande colocou em prática nos últimos dias diversas medidas restritivas ligadas ao lockdown que ocorre em toda a Região. As ações têm como objetivo reduzir a circulação e as aglomerações de pessoas e, desta forma, brecar a escalada de casos e internações de pacientes com a covid-19. O trabalho está surtindo efeito e a Cidade alcançou no domingo (28) importante índice de 55% de isolamento social. O dado oficial é do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do Governo do Estado de São Paulo.

O Município segue em uma crescente desde o início da semana passada, no dia 22, quando o índice foi de 44%. Já no dia seguinte, 23, quando foi publicado o decreto municipal 7206/2021 com as diretrizes que deveriam ser colocadas em prática no lockdown, a Cidade chegou a 48%. No dia 24 manteve o patamar, com pequenas quedas, já na quinta (25) registrou 47% e sexta 46%. Mas no final de semana, com poucas pessoas transitado devido o trabalho, os números subiram chegando a 51% no sábado (27) e 55% no domingo (28).

Com este índice alcançado neste domingo, Praia Grande está empatada com outras 12 cidades na 18ª posição do ranking do Simi-SP. Outro dado importante que vem sendo analisado pela Prefeitura de Praia Grande é que o Município supera a taxa de isolamento em todo Estado, que está em 51%.

“A Prefeitura de Praia Grande segue tomando todas as medidas para proporcionar uma estrutura eficiente de atendimento para os pacientes e também os profissionais que estão atuando na linha de frente no combate a pandemia da covid-19. As medidas restritivas começam a surtir efeito. Ainda precisamos crescer mais para entrar na meta do Estado, que é entre 60 e 70%. Esperamos que nos próximos dias essa redução de pessoas circulando reflita na diminuição da pressão sobre o sistema de saúde”, analisou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

Ações - Praia Grande se juntou as outras oito cidades que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista e adotou um pacote de ações que vai até o dia 4 de abril. O decreto municipal 2706/2021 completo está disponível para consulta no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br).

Entre as medidas, destaque para o fechamento da faixa de areia e calçadão da orla da praia, barreiras de verificação e orientação de turistas e motoristas que não são da Região, multas para quem não usa máscara e participa ou organiza festas e eventos proibidos devido o lockdown, além de beneficiar com isenção de multas, juros e prorrogação de taxas para setores da economia local que perderam receita e foram diretamente impactados pela covid-19.

Novos leitos de UTI – Uma das medidas de maior impacto que a Prefeitura está colocando em prática diz respeito a ampliação de mais 30 leitos de UTI no Hospital Municipal Irmã Dulce, dobrando assim a quantidade de vagas UTI Covid adulto que atualmente é de 30 e passará a 60 leitos. Os novos leitos deverão entrar em funcionamento já a partir dos próximos dias.

A Cidade está investindo recursos próprios na estruturação desses leitos, com destaque para a aquisição de modernos respiradores, monitores cardíacos, camas e demais equipamentos. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,3 milhões. Outra ação importante é a contratação de mais equipes médicas que atuarão nos novos leitos.