Sema em parceria com a Sesurb realiza plantio de árvores

Ação foi aprovada no Condema e as mudas utilizadas são do viveiro municipal

16/4/2021

Durante reunião feita pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Praia Grande (Condema) no mês de fevereiro foi sugerido pelo secretário do Meio Ambiente (SEMA), que se algum conselheiro conhecesse um local da cidade que esteja carente de arborização, que mandasse a sugestão do local para a realização do plantio. O resultado disso foi o plantio de 15 novas mudas no primeiro local indicado durante o encontro.

“Caso algum membro ou até mesmo a população tenha conhecimento de locais na cidade no qual possamos plantar árvores, peço que entre em contato com a SEMA que a nossa equipe fará o estudo do local, e se estiver tudo em ordem, juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) que é nossa parceira, faremos o plantio”, esclareceu o secretario Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Dr. Serrano.

Na mesma ocasião, um dos conselheiros presentes enviou uma sugestão de plantio no entorno da base da Guarda Ambiental e Canil, localizada nas dependências do Parque Ézio Dal’Acqua (Portinho). A partir daí foi gerada a Resolução CONDEMA nº 02/2021 que indicou a SEMA para gerenciar a execução deste plantio, e essa resolução também já está aprovada pelos conselheiros.

Na semana subsequente ao encontro, a equipe da SEMA fez a vistoria no local indicado, montou um croqui do mesmo para os possíveis locais de plantio de árvores, respeitando um distanciamento de 5 metros entre elas.

“Após todo o estudo da localização e a aprovação pela SEMA, entramos em contato com a Sesurb que prontamente realizou neste mês de abril o plantio de 15 árvores, atendendo a proposta de plantio que indicamos na reunião do CONDEMA. Vale lembrar que as mudas utilizadas fazem parte do acervo do Viveiro Municipal, onde as mudas armazenadas vêm dos processos de compensação ambiental”, esclareceu Dr. Serrano.

Os processos de supressão de árvores isoladas resultam em compensações dessas remoções dentro de lotes particulares e refletem nas doações de mudas. Para cada árvore removida são doadas 30 mudas de árvores para Prefeitura de Praia Grande, que são armazenadas no viveiro municipal.

A população também pode sugerir locais para plantio de árvores nas calçadas da cidade. Basta entrar em contato com a SEMA através do canal da ouvidoria municipal pelo site da prefeitura http://ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br/ouvidoriaV33/wpstartpage.aspx , ou pelo telefone 162.