Final de semana tem mais de 7 mil pessoas orientadas pela GCM em Praia Grande

Ações acontecem principalmente na orla e Avenida Costa e Silva

19/4/2021

Um total de 7.739 pessoas foram orientadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande entre sexta-feira (16) e domingo (18) na orla da Cidade e também na Avenida Presidente Costa e Silva a respeito das regras de enfrentamento à Covid-19. No sábado (17), foi publicado um novo decreto, flexibilizando algumas atividades. Porém, a praia continua com restrições de acesso.

O foco dos trabalhos foi a proibição de colocação de cadeira e guarda-sol e a permissão de atividade física individual nas praias, mas principalmente o uso obrigatório de máscaras. As equipes da GCM entregam folders informativos sobre a importância da máscara, do uso do álcool em gel e do distanciamento social como formas de prevenção à Covid-19.
Na sexta-feira (16), foram 2.358 pessoas orientadas; no sábado (17), foram 3.788; e no domingo (18), 1.593, totalizando 7.739 pessoas orientadas.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, as ações continuam sendo realizadas, mesmo com regras um pouco menos rígidas. “Precisamos muito da colaboração das pessoas, respeitando essas regras, principalmente com relação ao uso da máscara e não criando aglomerações”.

O secretário explicou ainda que além da orla da praia, equipes da Guarda Civil estão atuando também na Costa e Silva, distribuindo folders informativos.

A formação de aglomerações é uma preocupação da Administração Municipal e a tecnologia tem sido forte aliada das ações de combate ao coronavírus. Por meio das mais de 2.800 câmeras de que Praia Grande dispõe é possível monitorar locais que eventualmente possam atrair grupos de pessoas, como praças e o próprio calçadão da praia.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande é considerada referência na região e, atualmente, conta com um efetivo de 400 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

Já o Cicoe é uma importante ferramenta ao trabalho das equipes que estão na rua, já que na central de monitoramento é possível acompanhar as imagens registradas pelas câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. Também é na central que são concentradas as ligações com denúncias anônimas e informações que auxiliem nas ações, por meio dos telefones 199 e 153.