Canais de drenagem de Praia Grande passam por manutenções

Serviços atualmente estão concentrados nos Bairros Nova Mirim e Caiçara

20/4/2021

A manutenção dos mais de 30 canais de drenagem de Praia Grande não para. Atualmente, as ações estão concentradas no Canal Acaraú, na Avenida da Integração (antiga Rua 18), Bairro Nova Mirim; e Canal da Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Avenida Nossa Senhora de Fátima, Bairro Caiçara. Os trabalhos no local devem seguir pelos próximos 15 dias. As manutenções dos canais são realizadas a cada três meses, aproximadamente, e visam garantir a eficiência do escoamento de águas pluviais e melhorar o sistema de drenagem, em especial em períodos de fortes chuvas.

O trabalho é feito por meio de roçagem manual, nos locais que não têm acesso de máquinas, ou com auxílio de equipamentos mecânicos, como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, nas laterais e fundo.

O serviço é realizado pela Divisão de Manutenção de Vias, da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), e além de estético e urbanístico, tem carácter preventivo, pois evita que resíduos acumulados no leito do canal atrapalhem o escoamento da chuva, podendo gerar pontos de acúmulo de água nos bairros.

O diretor da Divisão de Manutenção de Vias, Marcos Rômulo Silveira Almeida, explicou a importância do apoio da população neste trabalho. “Ao não jogar detritos nas ruas a população está impedindo que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bueiros e obstruindo canais, causando assim pontos de acúmulo de água e alagamentos. Contamos sempre com todos para manter a Cidade limpa”.

Ainda que a manutenção nestes locais seja constante, caso a população queira relatar alguma situação específica, basta entrar em contato através da Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162, no formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br e aplicativo de celular “Ouvidoria Praia Grande”.