Habitação de PG inova e realiza assembleia de moradores online do conjunto Imperador III

Ação faz parte do projeto ‘Secretaria Digital’, desenvolvido pela Sehab

22/4/2021

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande segue adotando alternativas para o desenvolvimento dos serviços e projetos neste período de pandemia da covid-19. A tecnologia vem sendo utilizada pelos profissionais da pasta como ferramenta fundamental nestes processos. Dentro das ações, a Sehab inovou e realizou a assembleia geral ordinária de moradores do conjunto habitacional Imperador III de forma remota.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Secretaria Digital’ que foi colocado em prática pela Sehab nestes primeiros meses de 2021. Diversas trabalhos estão em andamento no setor e são ligados ao projeto, como, por exemplo, a digitalização do prontuário digital, das informações dos servidores da pasta e do totem de autoatendimento no Paço Municipal. Outras iniciativas estão na etapa de formatação e serão colocadas em prática nos próximos meses.

“A Secretaria de Habitação tem trabalhado intensamente para otimizar o tempo de seus servidores e, ao mesmo tempo, oferecer alternativas e qualidade nos serviços prestados para os munícipes. Com a pandemia fomos obrigados a buscar alternativas para atender também as medidas de biossegurança, como, por exemplo, o distanciamento social. A partir daí surgiu a possibilidade da realização dessa assembleia de forma remota”, explicou o titular da Sehab, Anderson Mendes.

Durante a assembleia, os moradores do conjunto habitacional Imperador III debateram alguns temas como a prestação de contas referentes ao primeiro mês de ocupação das unidades, definição de data e forma de pagamento da taxa condominial, votação e eleição de cargos vagos no corpo diretivo e discussão do regimento interno e convenção condominial. Também estava na pauta a discussão quanto a contratação de uma administradora para o condomínio.

A experiência foi considerada positiva pelo Serviço Social ligada a Divisão de Projetos e Programas Habitacionais da Sehab. Uma das ações dos servidores da pasta no trabalho técnico de pós-ocupação é garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços públicos municiais próximos de sua nova moradia.

“O Serviço Social da Sehab após entregar as unidades habitacionais de interesse social deve executar o trabalho de pós-ocupação. Nós preparamos os moradores durante duas semanas com a pauta da assembleia. Utilizamos como plataforma um formulário do Google forms. Todos os temas foram debatidos. Nos adaptamos a esse período da pandemia e cumprimos o que estava estipulado na legislação”, disse a assistente social da Secretaria de Habitação de Praia Grande, Ana Fábia Santos.