Guarda Civil Municipal mantém ações de orientação contra covid-19 na orla

Equipes explicam as restrições e entregam folders informativos

30/4/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande continua realizando ações de orientação a respeito das regras de enfrentamento à Covid-19 e somente esta semana, entre segunda e quinta-feira (26 a 29), orientou 3.578 pessoas na orla da praia e na Avenida Costa e Silva. Durante o final de semana, as ações serão mantidas.

O foco dos trabalhos tem sido a restrição de acesso à faixa de areia, liberada apenas para prática de atividade física individual, e proibição de colocação de cadeira e guarda-sol.
Além de orientar pessoas que eventualmente insistam em permanecer na praia, as equipes da GCM entregam folders informativos sobre a importância do uso da máscara, do uso do álcool em gel e do distanciamento social como formas de prevenção à Covid-19.

Conforme balanço divulgado pelo comando da GCM, na segunda-feira (26), foram 1.001 orientações; na terça-feira (27) 217; na quarta (28), foram 1.158; e na quinta-feira (29), foram 1.201 pessoas orientadas. Os dados desta sexta-feira (30) serão contabilizados apenas no final do expediente das equipes.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi as ações continuam sendo realizadas, mesmo com regras um pouco menos rígidas. “Precisamos muito da colaboração das pessoas, respeitando essas regras, principalmente com relação ao uso da máscara e não criando aglomerações”.

O secretário explicou ainda que além da orla da praia, equipes da Guarda Civil estão atuando também na Costa e Silva, distribuindo folders informativos.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande é considerada referência na região e, atualmente, conta com um efetivo de 400 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) é uma importante ferramenta ao trabalho das equipes que estão na rua, já que na central de monitoramento é possível acompanhar as imagens registradas pelas câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. Também é na central que são concentradas as ligações com denúncias anônimas e informações que auxiliem nas ações, por meio dos telefones 199 e 153.