Mostra Ed. Física destaca capacidade dos educadores de se reinventar

Profissionais participaram do evento de forma virtual na sexta-feira (30)

3/5/2021

Foto Indisponivel

Desde o início das aulas remotas, em abril do ano passado, os docentes tiveram de se reinventar para dar continuidade à educação dos alunos. Mas, entre esses profissionais, um grupo precisou se sobressair um pouco mais. Afinal de contas, como ensinar atividades físicas a distância? Na última sexta-feira (30), educadores participaram da I Mostra de Educação Física Online, com objetivo de compartilhar as práticas de sucesso realizadas durante a pandemia.

Ao todo, 10 projetos foram apresentados divididos nos períodos da manhã e da tarde. Uma das iniciativas surgiu da experiência vivida pelo professor Antônio Gomes nas aulas que leciona em Cubatão. Com a proximidade da Semana da Família, em agosto do ano passado, o docente conversou com a colega de profissão Caroline Dias de Arruda e adaptaram a ação para a realidade da EM Sebastião Tavares de Oliveira.

Foi quando surgiu o projeto “Caça ao Tesouro da Família”. A proposta foi de promover a união dos alunos com seus pais, criando uma memória afetiva ao resgatar ações e objetos que agradam a cada um dos membros que compõem a família da criança. Além dos dois educadores, a professora Mariama Barreto também desenvolveu a ação, na EM Valter Salermo, e o educador Antônio Gomes levou a proposta pedagógica para a EM Oscar Niemeyer.

Para apresentar a proposta, um vídeo foi produzido e assistido de forma virtual, com apoio dos professores de sala de aula. Depois era a vez dos alunos fazerem a caça ao tesouro em casa. E aí surgiu o primeiro de desafio para os docentes. “Com o projeto nós entramos na residência dos alunos e vimos a realidade de cada família, com as suas peculiaridades. Por mais que a gente já imaginasse, ver essa construção de perto chamou a nossa atenção”, destacou Caroline Dias.

Como retribuição, e com objetivo de despertar o sentimento de pertencimento, os professores produziram um vídeo com fotos dos estudantes e os todos os integrantes da família. Demonstrando assim, o verdadeiro tesouro. “Assim percebemos uma maior aproximação entre as crianças e os pais e responsáveis. E ainda um estreitamento dos laços com a escola, por meio do contato com a gente durante as aulas”, completou a educadora física.

Resignificar – Assim como os demais colegas de profissão, a professora Uliciane Torquato também precisou dar um novo significado a forma de lecionar com ensino a distância. E assim ela fez ao desenvolver o projeto “Do conforto a Reinvenção”, com alunos da EM Newton de Almeida Castro. “De uma hora para outra, perdemos o nosso porto seguro que é a quadra, o pátio da escola, e nos vimos dando aulas de forma remota”, enfatizou.

Sem o pátio da escola como principal aliado, a educadora precisou achar algum outro ponto para atrair a atenção dos alunos. Ela encontrou a saída em aplicativos que possibilitaram a ela desenvolver jogos e atividades. O primeiro passo foi o de criar uma professora virtual. Com o seu avatar, ela explicava a proposta pedagógico em vídeos curtos disponibilizados no canal do Youtube, sempre apostando na ludicidade.

“Nosso principal esforço era para despertar o interesse dos alunos em participar das ativdades”, desenvolveu a docente. “Somado a isso, fazer com que os pais também entendam a importância das aulas de educação física mesmo que a distância. E o primeiro passo foi o de eliminar o estigma de que a disciplina está ligada diretamente a questão da prática esportiva de modalidades como vôlei, futebol, basquete e afins”.

Reconhecimento – Os dois períodos de apresentações contaram com a participação da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, que abriram as atividades. “Fico emocionada toda vez que converso com um grupo grande de educadores, mesmo que a distância. Fico feliz em ver como vocês se reinventaram no momento que os nossos alunos mais precisaram”, ressaltou a titular da pasta.
A secretária de Educação continuou dizendo que entende a dificuldade que os professores enfrentaram ao se adaptar à nova forma de dar aulas. Em especial, os educadores desta disciplina pela necessidade da prática física. “E por isso eu reverencio vocês. Pela superação que demonstraram ao desenvolver projetos tão significativos como estes apresentados na Mostra. Isso mostra que estamos amadurecendo e que teremos um outro olhar de mundo quando tudo acabar”.

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, a iniciativa dos professores de educação física em realizar a Mostra, mesmo que de forma virtual, deve servir de exemplo. “Tenham certeza que participarão conosco de outros eventos desta forma. Acredito que, independente do formato, essas formações e trocas de experiências precisam acontecer. Queremos promover mais momentos como esse”.