Aplicativo está sendo usado por guardas municipais e já apresenta resultados

Entre as vantagens está a agilidade no atendimento feito pela corporação

5/5/2021

Os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande ganharam um novo instrumento de trabalho: o celular. Desde o início do mês, as equipes que estão nas ruas passaram a usar um aplicativo para o registro das ocorrências atendidas, dando mais agilidade e precisão ao trabalho realizado pela corporação. E os resultados já começam a aparecer.

No início do ano, os guardas passaram por capacitação para a utilização do programa que, além de registrar os dados da ocorrência, permite a gravação das informações para a criação de uma espécie de banco de dados. Além disso, é possível encaminhar todas as informações geradas no BO eletrônico diretamente ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).

Ao todo, foram adquiridos 93 celulares aptos a contarem com o aplicativo. Além disso, é possível converter áudio em texto e inserir imagens, como fotos e vídeos, deixando a ocorrência completa. Outra vantagem é que os dados podem ser preenchidos mesmo off-line.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, o aplicativo permite que os boletins de ocorrência da corporação sejam gerados totalmente de forma digital, economizando papel e, principalmente, otimizando o serviço dos guardas. “O programa conta com uma sequência de campos a ser preenchida pelo guarda, de forma sistêmica, diminuindo a chance de eventuais erros, por exemplo”.

O inspetor-chefe explica ainda que o aplicativo faz parte de um “pacote tecnológico”, elaborado ao longo de dois anos pelos setores de tecnologia da Prefeitura até que a integração pudesse ser a mais abrangente possível.

Integra o sistema ainda o monitoramento veicular, que consiste em três câmeras instaladas em todas as viaturas da corporação, permitindo a gravação de imagens internas e externas, que podem ser transmitidas em tempo real também ao Cicoe. É possível armazenar 30 dias de gravação e o sistema conta ainda com uma caixa-preta, que protege as últimas oito horas de gravação. Pelas câmeras, é possível também que o Cicoe se comunique com as equipes de rua.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, mesmo com tempo de implementação, os resultados já estão sendo verificados. “Além de toda a integração com o Cicoe, acesso às diversas tecnologias de que dispomos, como rastreamento das viaturas e acesso às câmeras de reconhecimento de placas, um importante resultado foi o fato de não congestionar a rede de rádio, que fica livre para o acompanhamento das ocorrências”.

O uso do recurso melhorou também outra prioridade do comando da corporação que é a integração com outras forças, como Polícia Militar, Polícia Civil e Trânsito, resultando em um melhor planejamento das ações e maior redução dos índices criminais.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande é considerada referência na região e, atualmente, conta com um efetivo de 401 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.