Campanha Maio Amarelo visa conscientizar a população sobre segurança no trânsito

Material informativo será publicado nos perfis oficiais da Prefeitura nas redes sociais

6/5/2021

Foto Indisponivel

O movimento Maio Amarelo é uma ação internacional de conscientização para redução de acidentes viários, iniciada em 2014, e Praia Grande adere à campanha desde o início. O trabalho resulta em milhares de pessoas orientadas e, consequentemente, em um trânsito mais consciente. Em 2019, último ano com ações efetivas da campanha, 32 mil pessoas foram diretamente conscientizadas ao longo do mês na Cidade. Este ano, os trabalhos estão sendo realizados através de mensagens de conscientização nos perfis oficiais da Prefeitura nas redes sociais e a Secretaria de Trânsito (Setran) já estuda outras ações possíveis de serem realizadas, seguindo normativas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus.

A ideia da campanha Maio Amarelo segue a mesma proposta das bem-sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente. A cor amarela foi escolhida por simbolizar "atenção", em referência à sinalização de advertência no trânsito.

Nos anos anteriores, dentre as ações realizadas em Praia Grande estavam concursos culturais junto aos estudantes, entrega de materiais informativos e de brinquedos educativos para serem trabalhados em sala de aula, bike check-ups gratuitos, ações junto a estudantes do ensino médio, em parceria com escolas estaduais, entre outros.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, a importância da campanha é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adoção de comportamentos seguros no trânsito. “Todo mundo tem um papel muito importante para evitar acidentes viários, sejam pedestres ou condutores de veículos”, explicou.

Maio Amarelo – Movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes no trânsito, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito no País e no mundo. O mês de maio se refere à data em que a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011, decretou a Décadas de Ações Para a Segurança no Trânsito. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado em maio, no mundo todo.