Projeto Atendimento Clínico em Educação Física já é realidade na Usafa e Academia da Saúde Melvi

Pacientes passam por atendimento especializado e individualizado

11/5/2021

A Academia da Saúde Melvi, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (Usafa), iniciou o projeto Atendimento Clínico em Educação Física. A iniciativa tem como objetivo ampliar a área de atuação do profissional de Educação Física dentro da área da saúde, beneficiando a qualidade de vida dos pacientes, reforçando a prevenção e tratamento de doenças.

“As equipes de Saúde da Família encaminham os pacientes e durante este atendimento clínico o profissional de Educação Física analisa o prontuário, realiza uma anamnese em forma de entrevista e ao final recomenda a prática da atividade física mais adequada. As recomendações são anotadas em receituário e anexadas ao prontuário físico e online do paciente, o que facilita o acompanhamento pela equipe de saúde”, explica o autor do projeto e educador físico da Unidade, Sérgio do Nascimento Nogueira Junior.

De acordo com o professor, as orientações são feitas baseadas na necessidade cada paciente e os benefícios e contribuições que determinada atividade vai fazer em sua qualidade de vida. “São apresentados ao paciente os grupos e atividades já presentes no Programa Academia da Saúde, seus respectivos horários, bem como outros programas e projetos presentes no município, como as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC), o Programa Conviver, as modalidades esportivas oferecidas por outras secretarias, como, por exemplo, a Secretaria de Esportes e Lazer”, comenta.

Para a diretora da Divisão de Promoção à Saúde, Camila Vicente Ribeiro, a iniciativa poderá ser estendida a todas as unidades. “O projeto começou há menos de um mês e já está dando bons resultados, diversos pacientes já iniciaram suas atividades e estão recuperando a saúde física e mental, além de estarem mais dispostos. Queremos ampliar isso e levar a todas as Unidades que contam com Educador Físico”, disse.

Encaminhamento - O encaminhamento dos pacientes poderá ser realizado por qualquer profissional da equipe de saúde. Basta que identifique pacientes que podem ser beneficiados com a prática de atividade física. Podem participar do projeto pacientes como gestantes, crianças, idosos, pacientes em reabilitação, entre outros.

Benefícios - Profissionais da área médica sempre destacam a importância da atividade física na saúde das pessoas de todas as idades.

Além do físico, a pessoa que se exercita trabalha a mente, o emocional e o equilíbrio, como no caso da auxiliar de limpeza, Maria Amélia Gomes, que frequenta a Academia da Saúde Antártica há dois anos. Ela conta sobre o antes e depois do impacto da atividade física em sua vida. “Depois que eu comecei a me exercitar, minha vida mudou muito. No começo tinha muita preguiça, depois fui pegando gosto e hoje não vivo sem. Além do meu corpo ter melhorado muito, quase não tomo mais remédio para a pressão alta e isso é um grande alívio”, comemora.

Academias da Saúde - As nove unidades de Praia Grande estão com inscrições abertas. O cadastro deve ser feito nas próprias Academias da Saúde, de segunda a quinta-feira, no período da manhã. Basta apresentar cópia da identidade, comprovante de residência, cartão da Usafa e atestado médico. Atualmente, cerca de 800 pessoas estão inscritas e participando das atividades.

Além de aulas de ginástica, alongamento e relaxamento, algumas unidades contam com atividades diversas, como por exemplo, vôlei adaptado, bocha, funcional, yoga e também atividades extras como artesanato.

Confira o endereço das Academias da Saúde:

Academia da Saúde São Jorge – Avenida do Trabalhador, n°4.242, Bairro Antártica;
Academias da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Particular Anhanguera, Anhanguera;
Academia da Saúde Esmeralda II – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Maracanã - Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã