Árvore símbolo de Praia Grande será escolhida através de votação pela internet

Munícipes já podem votar através do site da Prefeitura

15/5/2021

A árvore símbolo de Praia Grande será escolhida através de votação pela internet. A partir desse sábado (15), a votação já está aberta e ocorre até o próximo dia 27 no site oficial da Prefeitura (http://praiagrande.sp.gov.br/arvoresimbolo). São três opções conhecidas dos munícipes praia-grandenses: Pata de vaca, Aroeira pimenteira e Quaresmeira. Vote!

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande. “A ideia surgiu diante da preocupação da Administração Municipal em incentivar a preservação das espécies arbóreas da nossa Região, respeitando nossa Mata Atlântica. Desta forma, propomos a criação da ‘Árvore Símbolo’ de Praia Grande”, explicou o secretário da SEMA, Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Doutor Serrano.

Ainda de acordo com o cronograma definido pela Sema, a árvore vencedora e preferida da população será conhecida dentro da Semana do Meio Ambiente em anúncio no próprio site da Prefeitura e com publicações nas redes sociais oficiais do Município.

A Sema teve uma preocupação importante na escolha das espécies que estão concorrendo. Todas as três são próprias para calçadas urbanas, porque possuem características que colaboram de forma relevante para a biodiversidade e são ambientalmente corretas.

“É importante salientar que a Árvore Símbolo de Praia Grande, além de contribuir para a sustentabilidade da Região, também colabora para incentivar as pessoas a cuidarem do meio ambiente. Temos como objetivo também incentivar o plantio de árvores nativas nas áreas urbanas, sensibilizar todos os munícipes para a proteção das espécies nativas do bioma Mata Atlântica e conhecer os benefícios de uma cidade arborizada. Contamos com a participação de todos”, finaliza o titular da pasta.

PMVA - Praia Grande tem desenvolvido diversas ações em benefício do Meio Ambiente. A Cidade se destaca nas ações sustentáveis e ambientais e pelo segundo ano consecutivo recebeu o selo de certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA). O prêmio é entregue para os municípios líderes do ranking na ação.

O PMVA foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007. O Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável

Destaques – Também fazem parte das ações ambientais o aumento da coleta seletiva, novas unidades Ecoponto, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.