EM Orestes Quércia recebe projeto piloto de wi-fi nas escolas

Lançamento da nova ferramenta ocorreu nesta sexta-feira (21)

21/5/2021

A disponibilização do acesso à internet por meio do sistema Wi-fi nas escolas municipais está cada vez mais perto de acontecer. Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Praia Grande fez o lançamento da instalação da nova tecnologia na EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim. Trata-se de um projeto piloto desenvolvido graças à parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Administração (Sead).

O novo sistema ficará disponível nas salas de aula e de professores, bem como no laboratório de informática. Será mais uma ferramenta tecnológica, somada a lousa digital, e promoverá maior interação entre alunos e educadores. Com o sistema de acesso à internet, a Secretaria de Educação tem como objetivo oferecer mais um mecanismo para facilitar a prática de ensino-aprendizagem.

O acesso à rede contemplará alunos, professores e visitantes das unidades de ensino. Os estudantes poderão utilizar a nova ferramenta com auxílio de dispositivos existentes nas escolas (tablets, computadores e lousas digitais). Cada docente terá o seu próprio login e senha para fazer consultas pedagógicas a partir de qualquer plataforma, podendo gerenciar o conteúdo a ser aplicado durante a aula.

A escola EM Orestes Quércia foi escolhida para ser a primeira a receber a ferramenta por conta de sua infraestrutura. Por ser uma unidade de ensino com dois pavimentos e comprida, com corredores longos, permite ver a cobertura do sinal em diferentes pontos. Agora, o novo sistema ficará disponível para testes, com o objetivo de observar a qualidade e a funcionalidade do acesso e da navegação à internet.

A professora de História, Célia Matos de Souza, foi a primeira a poder experimentar a qualidade da ferramenta com uso do celular e da lousa digital. A docente teve a oportunidade de acompanhar o lançamento do projeto piloto. “A rapidez em fazer as pesquisas de conteúdo e a possiblidade de mostrar aos alunos de que forma fazer em casa são os pontos principais. Ter esse acesso à ferramenta facilitará durante a aula, além de torná-la mais atrativa”.

Com a pandemia, alunos e professores perceberam a necessidade de realizar a prática de ensino-aprendizado de forma remota. Com isso, o acesso à internet e ferramentas como wi-fi se tornaram fundamentais. “Foi a forma que encontramos de dar continuidade ao ensino. Além disso, eles estão mais antenados quanto a essas ferramentas. É um ganho maravilhoso ter esse acesso às nossas práticas do dia a dia”, parabenizou.

Início – Participaram do lançamento do projeto piloto as secretárias de Educação, a professora Cida Cubilia; e de Administração, Rosely Tamasiro, bem como integrantes das equipes técnicas das duas pastas municipais. De acordo com a titular da Seduc, o objetivo é contemplar todas as escolas da rede municipal de ensino com a nova tecnologia. “Trata-se de um primeiro passo. Hoje estamos aperfeiçoando algo que já era intenção de se colocar em prática”.

Na opinião da professora Cida Cubília, o momento vivido na EM Orestes Quércia marca a evolução e o crescimento do sistema de ensino oferecido nas escolas municipais de Praia Grande. “Tenho certeza que teremos uma educação ainda melhor. É algo emocionante. E esse é o primeiro passo de muito mais. A Seduc já está correndo atrás de novas ferramentas para aperfeiçoar e qualificar o ensino oferecido aos nossos alunos”.

Processo – A instalação de wi-fi nas escolas contempla uma série de ações realizadas pela Secretaria de Educação com objetivo de oferecer diferentes ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula. Uma delas, as lousas digitais, começaram a virar realidade nas escolas municipais em 2012. Na ocasião, os equipamentos foram instalados nos laboratórios de informática. Dois anos depois, em 2014, ocorreu a primeira ampliação com a implementação dos aparelhos em todas as salas de aulas das escolas de Ensino Fundamental. Em 2017, uma nova expansão dos serviços levou as lousas também para as unidades de Educação Infantil.

Atualmente, todas as salas de aula contam com kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screen), um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos. Com as lousas, os docentes podem utilizar facilmente recursos como vídeos, músicas, gráficos, imagens e jogos didáticos virtuais em suas aulas, relacionando os conteúdos a serem ensinados com essas atividades.

Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, desde 2014, as lousas ganharam a companhia de outra ferramenta tecnológica: os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos que atendem aos alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.

Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.

Primeira Infância – Para somar as ferramentas de ensino já existentes nas escolas da rede municipal, em 2019, as unidades de Educação Infantil receberam as mesas interativas. Ao todo, 274 aparelhos da PlayTable foram instalados em 29 laboratórios de informática. Além de 20 equipamentos lotados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A PlayTable, de forma digital, interativa e multidisciplinar, auxilia a desenvolver as habilidades cognitivas e de coordenação motora. Além disso, trabalha assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. Por isso, tem como característica principal a fácil usabilidade, sendo, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.
Os jogos e aplicativos da PlayTable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para a educação infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos.

Retorno – Os constantes investimentos em tecnologia já começaram a trazer resultados significativos. Um deles diz respeito as notas alcançadas pelos alunos da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2017. Praia Grande foi quem registrou maior crescimento entre as cidades da Baixada Santista, ao atingir as notas de 6,4 e 5,4, elevando as marcas em 0,6 e 0,5, respectivamente, para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º).

Com a nota 6,4, o Município superou a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9, para os anos iniciais, nesta edição, e a média nacional que foi de 6,0. Na Baixada Santista, apenas Itanhaém ficou à frente com a nota de 6,5. Quanto ao crescimento de 0,6 pontos se deu no comparativo com o resultado de 5,8, alcançado pelo Município no Ideb de 2015.

Nas turmas finais, mais um resultado positivo alcançado pelos alunos da rede municipal de ensino. A nota de 5,4 deixou Praia Grande com o melhor desempenho entre as nove cidades da Região, seguida por Santos e Itanhaém. Novamente o Município praia-grandense ficou acima do índice nacional que registrou o resultado médio de 4,5. Já o crescimento foi de 0,5 comparando com a marca de 4,9, no Ideb de 2015.