Secretaria de Trânsito dá início a concurso de vídeos junto a estudantes de PG

Envio dos materiais deve acontecer até agosto e regulamento completo está no site da prefeitura

24/5/2021

Foto Indisponivel

Com o tema “Se essa rua fosse minha... Ideias para salvar vidas”, a Secretaria de Trânsito (Setran) está lançando neste mês, dentro do Movimento Maio Amarelo, o seu 4º Concurso de Vídeos, junto a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino de Praia Grande.

Os alunos deverão gravar um pequeno vídeo que demonstre suas ideias para evitar os acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. Os vídeos devem ser enviados até o dia 6 de agosto. A revelação dos ganhadores será feita em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre 18 e 25 setembro.

Todos os participantes receberão certificados e os criadores dos vídeos vencedores ganharão kits escolares e terão seus trabalhos divulgados. Diferentemente das edições anteriores, a solenidade de anúncio dos vencedores será realizada de forma virtual, seguindo recomendações de segurança sanitária para evitar o contágio do coronavírus (covid-19).

Os vídeos deverão ser salvos como arquivo em MP4 e ter duração de até 90 segundos, excluídos os créditos iniciais e finais. Cada aluno poderá participar com apenas um vídeo e serão aceitos, ainda, inscrições de grupo de alunos, alunos e professores ou demais membros da equipe escolar, além de alunos e seus familiares, cujos nomes deverão compor os créditos.

O envio dos trabalhos será realizado através do email setraneducacao@praiagrande.sp.gov.br ou gravado em mídia a ser entregue na escola onde o estudante está matriculado. A seleção acontecerá entre os dias 9 e 31 de agosto de 2021, por intermédio da Comissão que será formada por representantes do Gabinete da Prefeita e das Secretarias de Educação e de Trânsito do Município, que analisará, entre outras coisas, a pertinência ao tema especificado e a relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito nos trabalhos enviados.

O tema já está sendo apresentado aos estudantes da rede municipal, durante as aulas remotas, e nos próximos dias deve ser disponibilizado a todos vídeo/animação divulgando detalhes e importância da ação.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, o tema deste ano foi escolhido depois de levantamentos estatísticos. “Vimos que os atropelamentos se revelam como uma epidemia que tem tirado a vida de pessoas todos os anos e que em nossa Cidade dos 64 pedestres vítimas de atropelamento nos últimos cinco anos, 45 pertenciam à faixa etária acima de 30 anos. São adultos do sexo masculino em sua maioria. Encontrar formas de conscientizá-los sobre os cuidados necessários durante a travessia é nosso grande desafio. E cada ação de educação no trânsito faz diferença”, explica.

Confira o regulamento completo do concurso no site da prefeitura, o www.praiagrande.sp.gov.br, no link “Estrutura de Governo”, “Secretarias” e “Trânsito”.