Conselho Municipal de Saúde comemora 30 anos de existência

Órgão foi fundado em 27 de maio de 1991

27/5/2021

O Conselho Municipal de Saúde comemora, nesta quinta-feira (27), trinta anos de existência. Em 27 de maio de 1991 instituía-se pela primeira vez o Comusa.

Durante reunião ordinária, o presidente Paulo Geiger agradeceu todos os que já passaram pelo órgão ao longo das três décadas. “Hoje é um dia de muita alegria, é a data em que comoramos a criação deste Conselho que tem como principal objetivo tutelar a participação social nos desígnios da Saúde Pública do nosso Município. É através dele que garantimos a representatividade da população. Agradeço todos aqueles que nos antecederam e, em especial, os conselheiros que dedicam seu tempo e parte de suas vidas em prol do Comusa”, destacou.

O secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira, esteve na reunião e parabenizou os membros. “O meu agradecimento a vocês que representam a população, o SUS, a sociedade. O Sistema Único de Saúde é o que nos permite as maiores realizações na Saúde, a justiça e equidade do sistema. A nossa Saúde preventiva bem estruturada é o que não deixa o sistema colapsar diante desta pandemia e o Conselho é o apoio necessário que a população e o poder público necessitam”, disse.

A reunião ocorreu na sede da Sesap e teve na pauta principal diversos assuntos como votação e aprovação da prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2021, atualização dos representantes no Comusa, transferências de bens patrimoniais entre setores, prorrogação de termos aditivos, contrato de exames de espirometria, apresentação do Relatório Anual de gestão, entre outros. O encontro contou também com representantes da Secretaria de Saúde, Finanças (Sefin) e Planejamento (Seplan).