Referência em ações habitacionais, PG realiza sonho de mais 90 famílias com entrega de novos imóveis

Solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (27)

27/5/2021

“A felicidade de ter nas mãos a chave da sua casa, um imóvel seu, é algo impossível de explicar”. A declaração emocionada é do técnico em refrigeração, Sérgio Aparecido Ferreira Lacerda, logo após o momento em que recebeu as chaves da sua nova residência, localizada no conjunto habitacional Imperador IV, entregue em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27). Aos 28 anos, o praia-grandense dividiu o momento especial e tão esperado com sua esposa, Dayene Cristina, também tomada pela alegria.

No total, a Prefeitura de Praia Grande transformou em realidade o sonho da casa própria para mais 90 famílias com a entrega do conjunto Imperador IV. A mudança dos novos moradores já terá início na sexta-feira (28). A ação integra o Programa Municipal Habitacional, desenvolvido pela Secretaria de Habitação (Sehab) praia-grandense.

A solenidade de entrega contou com a participação das famílias proprietárias das unidades, da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, do chefe de Gabinete da Cidade, Esmeraldo Vicente, o Dinho, dos secretários municipais de Habitação, Anderson Mendes, e de Meio Ambiente, Antônio Eduardo Serrano, além de representantes da área habitacional do Governo do Estado de São Paulo e da Caixa Econômica Federal. A atividade seguiu os protocolos de biossegurança estipulados por conta da pandemia da covid-19 e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

Os números ajudam a comprovar que Praia Grande funciona como referência em investimento e ações na área da Habitação. Com a entrega das 90 unidades nesta quinta, a Cidade totaliza 180 unidades já disponibilizadas em 2021. Isso porque no mês de fevereiro outras 90 famílias já haviam sido beneficiadas com a inauguração do Imperador III. A previsão da Sehab é que nos próximos meses outros 256 imóveis sejam entregues.

Durante a entrega das chaves no Imperador IV, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, confirmou que o Município seguirá trabalhando de forma intensa em busca de recursos e parcerias para a construção de novos conjuntos habitacionais. Outra meta é ampliar os serviços de regularização fundiária.

“A Cidade está fazendo a parte dela. Vamos atrás de recursos junto aos governos Estadual e Federal. O mais importante é entender que este tipo de ação beneficia as pessoas com mais qualidade de vida. Muita saúde e paz para essas famílias que conquistaram sua casa própria. Boa sorte nessa nova fase da vida. Aproveito para parabenizar a equipe da Sehab pela dedicação e trabalho duro até a chegada deste momento”, destacou a prefeita.

Uma das mais emocionadas com a chave da casa nova nas mãos era a diarista, Geise Santos de Oliveira. Mesmo tentando se controlar, as lágrimas de alegria teimavam em banhar seu rosto. A praia-grandense vai deixar para trás o aluguel e todas as dificuldades até então ligadas a questão de moradia.

“Hoje é um dos momentos mais importantes, especiais e felizes da minha vida. Foi um presente de aniversário antecipado que recebi e agora é desfrutar. Vida nova daqui para frente. Já tenho vários planos para a casa nova. A minha casa”, brincou Geise.

Imperador IV – O conjunto habitacional Imperador IV é dividido em três blocos com 30 apartamentos cada um. As unidades possuem, em média, 50 m² de área construída, subdivididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Fazem parte ainda da estrutura garagens coletivas (uma vaga por unidade), áreas de lazer aberta e também coberta, playgrounds e projeto paisagístico.

O secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, desejou sucesso para os futuros moradores do Imperador IV. O titular da Sehab reforçou também a necessidade de que as famílias zelem pelos seus próprios imóveis e também pelos condomínios.

“É fundamental que as famílias cuidem de seu patrimônio. A convivência de forma harmônica também merece destaque para que todos possam viver tranquilamente. Parabéns pela conquista e que esse dia signifique o início de uma caminhada de glórias para todos”, disse Mendes.

O secretário aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso em aprimorar ainda mais as ações ligadas ao Programa Habitacional de Praia Grande. “Habitação na Cidade é coisa séria. Estamos buscando fazer a chamada justiça habitacional, disponibilizando unidades para quem realmente precisa. No Município intensificamos a análise e cruzamento de dados para evitar fraudes e irregularidades no processo de entrega dos imóveis”, explicou o titular da Sehab.

Infraestrutura - Uma medida de destaque desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande e que complementa a construção dos conjuntos habitacionais é que as áreas onde são erguidas as unidades recebem total infraestrutura, com ênfase em pavimentação, sistema de esgoto e drenagem, segurança, além de equipamentos nas áreas de Saúde e Educação.