Sesurb realiza melhorias na drenagem e no projeto Rapa Treco no 1º dia da Semana do Meio Ambiente

Intensificação dos serviços seguem até quarta-feira (2)

31/5/2021

No primeiro dia da Semana Nacional do Meio Ambiente, segunda-feira (31), a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou manutenções intensificadas na rede de drenagem do Bairro Vila Sônia e um mutirão do projeto Rapa Treco (recolha de itens inservíveis das vias) pelas vias do Bairro Canto do Forte. Os trabalhos em celebração à data seguem até quarta-feira (2) e dentre as melhorias previstas estão limpeza de microlixos na faixa de areia da orla, intensificação da coleta seletiva e arborização. A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho e no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesta segunda-feira (31) pela manhã, a programação começou com a intensificação dos serviços de manutenção no sistema de drenagem urbana na Rua Sérgio Gregório, no Bairro Vila Sônia. O trabalho contou com limpeza de todo sistema: iniciando com a retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; depois a desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; finalizando a limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem. Na sequência, a Sesurb realizou a reforma de todas as tampas de concreto dos bueiros que passaram pela manutenção.

No período da tarde, foi realizado um mutirão do Projeto Rapa Treco pelas vias do Bairro Canto do Forte, iniciando pela Avenida Costa Machado. O serviço consiste na retirada de itens inservíveis, como móveis, eletrodomésticos, colchões, sofás e utensílios domésticos que não possuem mais utilidade, e quando descartados em locais incorretos causam transtornos urbanos como obstruções na rede de drenagem, aspecto de local sujo, além de servir como criadouros de insetos. O projeto continua acontecendo na Cidade, semanalmente, e para ser atendido, os moradores precisam deixar o material que quer descartar na calçada de sua residência no dia de recolha até as 8 horas.

Programação - Os trabalhos continuam na terça-feira pela manhã com a intensificação da limpeza dos 22,5 km de orla, com equipes recolhendo manualmente o microlixo (itens que devido ao pequeno porte acabam escapando do processo de limpeza pública efetuado normalmente). Estes materiais são problemáticos não somente pela questão da higiene, mas também pelo risco de contaminação por bactérias, e estes resíduos acabam sendo inseridos na cadeia alimentar dos animais marinhos e pássaros levando-os a contrair doenças.

Na terça-feira no período da tarde é a vez de intensificar o serviço de coleta seletiva nos bairros localizados na região popularmente chamada de Trevo: Melvi, Samambaia, Esmeralda e Ribeirópolis. Os caminhões do sistema vão partir do Parque Linear, no Samambaia, e vão passar por todas as vias destes locais recolhendo materiais como plástico, vidro e metal, ensacados pelos moradores.

E para encerrar as ações, na quarta-feira pela manhã será realizado o plantio de cerca de 500 mudas na Avenida Diamantino da Cruz Ferreira Mourão, na altura do Bairro Melvi. As ações dão continuidade aos trabalhos já realizados pela Sesurb, que só nos primeiros meses de 2021 investiu em novos plantios, que resultaram em mais de 3.300 árvores instaladas em diversos Bairros.

De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos, Marcelus Condé Machado, o trabalho que a Sesurb realiza no seu dia a dia vai ao encontro de diversas diretrizes utilizadas para a preservação do meio ambiente. “Os serviços desenvolvidos pela Administração em manutenção, zeladoria em geral e, até, de construções urbanas sempre que possível têm a preocupação com a sustentabilidade, reaproveitamento e incentivo a ações ligadas à preservação. É um cuidado que Praia Grande tem que já resultou em prêmios e, consequentemente, em menos impacto ambiental”.

Semana Nacional – A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.