Conselho Municipal da Alimentação visita escolas de Praia Grande

Mais de 100 instituições serão visitadas ao longo do ano

11/6/2021

Praia Grande conta com mais de 100 escolas estaduais e municipais e, por isso, é importante que o cidadão saiba como estão sendo aplicados os recursos da alimentação escolar. Este serviço de fiscalização é realizado pelos representantes do Conselho Municipal da Alimentação (CAE), que verificam se a verba está sendo destinada corretamente. Desse modo, para debater a temática ocorreu na manhã da última quinta-feira (10), mais uma reunião mensal do órgão.

Durante o encontro, o presidente do CAE, Tobias Lorençoni da Silva, destacou a importância das visitas realizadas nas escolas durante a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), uma vez que, os equipamentos estaduais estão abertos e recebendo os alunos em dias alternados, em contrapartida os alunos das escolas municipais está tendo aula online e os kits alimentares estão sendo distribuídos às famílias dos estudantes que mais precisam da merenda e por isso, o presidente necessitam da fiscalização do CAE.

A conselheira Fernanda Souza contou aos participantes da reunião que visitou várias escolas durante o mês de maio e explicou a importância da fiscalização realizada pelos membros do CAE. “Nós visitamos as escolas municipais para saber como os kits de alimentação escolar estão chegando até os alunos. Algumas escolas colocam até bilhetes, informando aos responsáveis a importância da higienização dos alimentos nessa época de pandemia. Também podemos notar que os kits escolares estão chegando para quem mais necessita”, disse a conselheira.

A representante do poder público Daniela Nunes também destacou que a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande orienta os funcionários sobre o armazenamento de maneira correta dos kits alimentares, até eles chegarem ao seu destino final, ou seja, na casa dos alunos praiagrandenses.

Participação popular - Além dos conselheiros do CAE também participaram da reunião os representantes da Projeto Crescer com Proteção, vinculado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Isabeli Ferreira e Erick Henrique da Silva Santos e representando os cidadões praiagrandense, o professor Donizetti Alessandro Rodrigues.

O professor Donizetti explicou que o intuito da sua participação no encontro é saber como funcionam as políticas públicas na Cidade e trazer seus alunos para participar das reuniões. “Os estudantes do Ensino Médio precisam saber como são aplicadas as verbas recebidas pela Cidade. Esta é uma oportunidade para eles conhecerem o funcionamento democrático da Cidade”, enfatizou o professor.

O encontro contou também com a participação de representantes da Subsecretaria de Ações de Cidadania ligada ao Gabinete do Prefeito, da Secretaria da Educação de Praia Grande, da Secretaria de Educação do Estado e de representantes da sociedade civil.

Encontros - Casa dos Conselhos integra a Subsecretaria de Ações de Cidadania e é importante órgão da Municipalidade, tendo como objetivo de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estreitando as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir dos Conselhos Municipais que são formuladas políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: escolas, alimentação, pessoa com deficiência, idosos, mulher, meio ambiente, turismo entre outros.

As reuniões são abertas à participação popular e durante o período de pandemia, em decorrência da Covid 19, algumas reuniões estão sendo realizadas remotamente. O endereço da Casa dos Conselhos é Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi - no prédio da Vivência Tupi. Para saber o cronograma e participar ligue no telefone: (13) 3496-5376.