Praia Grande recebe maior cabo submarino de internet do mundo

Sistema do Google conectará, a partir de Praia Grande, o Brasil, Argentina e Uruguai aos Estados Unidos

11/6/2021

Praia Grande foi escolhida pelo Google para receber o maior cabo submarino de internet do mundo. A partir do equipamento que passará pela Cidade será possível interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. O sistema terá a função de aumentar consideravelmente a velocidade de conexão de internet entre a América do Norte e a do Sul.

O moderno cabo utiliza a tecnologia de fibra ótica e recebeu da Google o nome de Firmina. A homenagem da empresa é para a brasileira Maria Firmina dos Reis, que viveu entre 1825 e 1917). A escritora abolicionista foi a autora do romance Úrsula e é reconhecida como a primeira romancista brasileira.

Além de Praia Grande, o cabo submarino também passará por Las Toninas, na Argentina, e Punta del Este, Uruguai. A base de toda esta operação tecnológica está sediada na costa leste dos Estados Unidos. As obras já tiveram início e se estenderão pelos próximos meses.

“Praia Grande conta com uma localização estratégica. Isso colaborou para a decisão do Google. A Cidade também possui um moderno sistema de fibra ótica responsável pelo oferecimento de diversos serviços gratuitos para os munícipes. São mais de 300 quilômetros de cabos que compõe o sistema municipal”, comentou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

Os desdobramentos da covid-19 foram determinantes para o desenvolvimento e investimento do Google nesse cabo submarino. A pandemia trouxe consigo o aumento na demanda por serviços de internet e nuvem, além de maior cargo de trabalho pela rede mundial de computadores, compras e entretenimento.

"Com 12 pares de fibra, o cabo transportará o tráfego de forma rápida e segura entre a América do Norte e a do Sul. Assim, os usuários terão acesso rápido aos produtos do Google, como Pesquisa, Gmail e YouTube, bem como serviços do Google Cloud ", disse a empresa em comunicado sobre o sistema.