Alunos da EJA participam de bate-papo sobre diferentes aspectos da sociedade

Docentes usaram como base a obra literária "Quarto de Despejo"

17/6/2021

Nesta quarta-feira (16), a EM José Padin Mouta, no Bairro Tupi, promoveu encontro virtual com alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a atividade, os participantes debateram sobre questões como fome, racismo, saneamento básico e outras mazelas da sociedade. Para isso, o grupo usou como base trechos da obra literária "Quarto de Despejo", de autoria da escritora Carolina Maria de Jesus.

O encontro foi comandado pelas professoras de Língua Portuguesa Camila Dorbelkas Serniker e Jessica dos Santos Silva e contou com a participação do docente Leonardo Alves da Silva. A atividade teve como objetivo promover a reflexão sobre os anseios dos alunos, oportunizando uma discussão sobre pessoas que passaram por grandes dificuldades na vida, mas que conseguiram dar a voltar por cima e vencer por meio da educação.

Após a leitura de cada trecho, as professoras abriam espaço para que os alunos pudessem participar dando seu ponto de vista sobre a história e os temas debatidos. Para a estudante Luisa Maciel, mesmo a história se passando em meados da década de 50, a obra literária abordou questões que vão ao encontro da realidade atual da sociedade. "E isso nos faz refletir sobre o que as pessoas vivem, as dificuldades e possibilidades de superação".

Para a estudante, a aula virtual realizada promove a proximidade entre os alunos e docentes. "Por conta deste momento de pandemia mudou totalmente a nossa rotina de ir para a escola. A atividade permitiu rever os professores e colegas de sala. Não substitui as aulas presenciais, mas ameniza um pouco essa situação que estamos vivendo", destacou Luisa Maciel.

Dia letivo - No próximo sábado (19), a EM José Padin Mouta promove novo encontro virtual com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta vez, os estudantes participam de atividade com a escritora e poetisa, Ludimar Molina, conhecida como Vovó do Rap.