Programa Cidades Sustentáveis avança na Cidade com participação popular

Município disponibilizou um canal para que munícipes enviassem sugestões ao projeto

1/7/2021

Foto Indisponivel

O Programa Cidades Sustentáveis, criado com a intenção de mobilizar governos para a implementação de políticas públicas de enfrentamento da desigualdade e construção de cidades mais sustentáveis, conta com a participação da população de Praia Grande. O Município, que confirmou adesão ao programa no início do ano, criou um canal de participação popular e os munícipes colaboraram com diversas sugestões e propostas.

A consulta pública de elaboração do Plano de Metas do Projeto ficou à disposição do público de Praia Grande, através do portal do Município (www.praiagrande.sp.gov.br), do dia 15 de maio a 10 de junho. Todas as propostas recebidas serão analisadas e devem colaborar com o plano de metas do município para o PCS.

Durante o período foram recebidas 16 propostas, em 8 dos 12 eixos disponíveis, sendo: Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável (4), Gestão Local para a Sustentabilidade (3), Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida (2), Planejamento e Desenho Urbano (2), Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz (2), Melhor Mobilidade, Menos Tráfego (1), Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida (1), Cultura para a Sustentabilidade (1). Os eixos Ação Local para a Saúde, Bens Naturais e Comuns, Do Local para o Global e Governança não receberam propostas.

A plataforma do programa Cidades Sustentáveis é aberta a todos os prefeitos do Brasil, que podem confirmar o engajamento sustentável assinando uma carta-compromisso. Desde que Praia Grande preencheu a adesão, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) tem desenvolvido uma série de pesquisas e coleta de dados para preencher na plataforma os requisitos do programa. Atualmente, junto com outras secretarias, a Seplan está elaborando o Plano de Metas e irá disponibilizá-lo para conhecimento da população. A intenção é que, a partir do Plano de Metas, o Município desenvolva atividades para seu cumprimento, utilizando os indicadores para monitorar cada item estabelecido.

Para saber mais sobre o Projeto Cidades Sustentáveis, basta acessar o portal da Prefeitura e clicar no banner Programa Cidades Sustentáveis ou acessar direto o link: https://www.praiagrande.sp.gov.br/pcs/.