Praia Grande continua registrando alta nos rendimentos e aplicações financeiras

Aumento na arrecadação é resultado das mudanças implantadas no sistema de pagamento da Sefin

8/7/2021

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Praia Grande tem desenvolvido uma série de inovações no dia a dia de trabalho a fim de melhorar a arrecadação e proporcionar mais eficiência no atendimento à população. Entre as principais mudanças, está a alteração nos processos de pagamento da Administração municipal, que já têm rendido bons resultados, especialmente a melhora na arrecadação dos rendimentos de aplicações financeiras da Prefeitura.

A medida adotada pela Sefin em relação aos pagamentos, visando melhorar o fluxo de caixa da Prefeitura, teve início nos últimos dias do mês de abril e, desde então, os números demonstram grande evolução na arrecadação, em relação à prevista. Para se ter uma ideia, no mês de maio, primeiro mês completo com a metodologia do novo sistema, a arrecadação obtida foi 28,77% maior que a prevista. No mês de junho, o resultado melhorou ainda mais, já que o resultado foi 61.66% superior ao previsto.

De acordo com o histórico da Sefin, o último mês em que a Prefeitura havia arrecadado valores semelhantes com rendimentos de aplicação financeira foi outubro de 2019, onde a taxa de rentabilidade dos bancos era cerca de 2 vezes maior do que a atual.

Para o secretário de Finanças, Cristiano Mola, esta é mais uma ação inovadora da Prefeitura. “Além de todas as mudanças no atendimento da Sefin que vêm ao encontro do plano de governo da Prefeita Raquel Chini, como o atendimento via WhatsApp e a possibilidade de parcelamento de débitos online, as mudanças nos processos de pagamento têm garantido melhora significativa na arrecadação dos rendimentos de aplicação financeira. O objetivo da prefeitura é investir esses recursos em ações de enfrentamento à covid-19, e nos seus efeitos econômicos, melhorando e ampliando a oferta de serviços públicos”.

O secretário completou que com as mudanças, os rendimentos continuam melhorando a cada dia. “Neste último mês, foi mais de R$ 500 mil arrecadados acima do previsto. Isso sem falar que o valor arrecadado em junho corresponde praticamente ao dobro do arrecadado em março, antes da implementação da medida nos pagamentos”.