Secretaria de Planejamento realiza reunião com representante da Sabesp

Entre outros temas, reunião tratou da atualização do plano de água e esgoto

14/7/2021

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande está empenhada na atualização do Plano Municipal de Água e Esgotamento Sanitário. Para tratar desse e de outros assuntos, a pasta realizou uma reunião na tarde desta terça-feira (13) com a representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp.

O encontro tratou de diversos temas referentes aos trabalhos da companhia, inclusive a revisão do contrato de prestação de serviços municipais. As tratativas para essa revisão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário começaram em abril deste ano e visam adequar o Município ao marco regulatório de saneamento básico, decretado pela Lei Federal 14.026/2020, que impõe padrões mais rigorosos e prioriza a universalização dos serviços de saneamento e proteção do meio ambiente.

Durante a reunião, a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, destacou que Praia Grande é uma das Cidades que mais cresce no País e a Prefeitura tem trabalhado para oferecer a infraestrutura que acompanhe esse crescimento. Isso inclui a constante ampliação dos serviços da Sabesp. “Segundo dados de um levantamento de ligações oficiais de água e esgoto, Praia Grande foi a Cidade da região que mais recebeu investimentos da Sabesp nos últimos anos, isso se dá porque a Cidade vem crescendo de forma ordenada. Nosso Município oferece infraestrutura complementar aos moradores”.

Atualmente, Praia Grande registra 100% na cobertura dos serviços de abastecimento de água e mais de 81% cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. A previsão é que os serviços cheguem a 95% de cobertura até 2028.

Segundo a superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Olívia Pompeu de Mendonça Coelho, é fundamental esse diálogo constante entre Município e Sabesp para avaliação do andamento das ações e garantia de que o plano municipal seja compatível ao plano regional de água e esgoto. “Sabesp e Prefeitura de Praia Grande sempre caminharam juntas nesse sentido, a Sabesp executa os serviços de acordo com o contrato, e a Prefeitura fiscaliza, levando em conta a melhor infraestrutura e qualidade de vida da população”.

A reunião tratou também da necessidade de equacionar e repriorizar ações no contrato e a urgência do plano de regularização de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas que receberão novos conjuntos habitacionais. Outro tema discutido foi a possibilidade de parceria entre Sabesp e Prefeitura para oferecer cursos de cidadania com orientações e conscientização sobre questões ambientais e a importância de a população fazer sua parte para a manutenção dos serviços de abastecimento.

Consulta pública - Outra questão abordada foi a consulta pública que ajudará a criação do plano municipal. Para enviar a sugestão, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) e procurar o banner “Consulta pública: Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, ou clicar direto no link (http://www.praiagrande.sp.gov.br/pmae/).