Prefeitura de Praia Grande oferece diversos serviços online

Portal da Cidade tem Carta de Serviços, com informações e canais de atendimento virtual

21/7/2021

A Prefeitura de Praia Grande disponibiliza diversos serviços públicos no portal da Cidade (www.praiagrande.sp.gov.br). Através da Carta de Serviços, munícipes podem acessar informações básicas de todos os serviços municipais e ainda solicitar atendimento. Desde o início da pandemia da covid-19, quando a Administração reduziu e até suspendeu, por um período, o atendimento presencial no Paço, a Carta de Serviços tem auxiliado os contribuintes da Cidade na resolução de problemas.

A Secretaria de Governo é a responsável por manter a constante atualização da ferramenta que foi criada com o objetivo de informar aos cidadãos sobre todas as funções prestadas pela Administração Municipal.

A Carta de Serviços disponibiliza as demandas separadas por assuntos. Ao entrar no portal, o munícipe pode optar entre os temas Administração Pública, Alvarás e Licenças, Assistência Social, Cultura e Turismo, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Impostos e Taxas, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Segurança, Trabalho, Trânsito e Transporte e Urbanismo. Dentro de cada tema, é possível encontrar um breve resumo sobre os serviços e o passo a passo sobre como solicitá-los, inclusive com links, e-mails, telefones dos setores responsáveis e números de whatsapp.

Na Carta de Serviços também é possível obter informações diversas como cronograma de coleta de lixo comum e reciclável, rapa-treco, endereços de Ecopontos, Usafas, Escolas, unidades sociais, informações de rematrícula de alunos, emissão de certidões de licenças e quitação de débitos imobiliários e até links para impressão de IPTU e outros tributos. Também é possível fazer renegociação de dívidas e parcelamentos.

Conforme o secretário de Governo, Cássio Navarro, a Pasta tem buscado a qualidade dos serviços prestados à população. “O serviço online está cada vez mais procurado pela população de Praia Grande. A intenção da Prefeitura é facilitar o serviço, evitando deslocamentos desnecessários, basta um acesso à internet”.

Ele completou que a ferramenta online tem por finalidade melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos. “A Carta de Serviços é mais um recurso que a Prefeitura praia-grandense oferece aos contribuintes e munícipes em geral. É uma forma de garantir o direito do cidadão para receber serviços de acordo com suas necessidades”.