Seduc adota protocolos de biossegurança em retomada das aulas presenciais

Medidas visam a garantir integridade de alunos, professores e funcionários

28/7/2021

Assim como aconteceu no processo de retorno das aulas presenciais em março deste ano, a Secretaria de Educação (Seduc) toma todos os cuidados para promover a volta das atividades nas unidades. O Plano de Retomada das Aulas Presencias na Rede Municipal de Ensino definiu o regresso de alunos e professores para o convívio escolar. Para tanto, a pasta municipal adotará os protocolos de biossegurança.

Retornam à rotina escolar, alunos de todos os segmentos de ensino. As crianças matriculadas em turmas de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam com capacidade de 35% dos alunos por turma. A exceção fica para os estudantes das EMs Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello, que terão esse número reduzido para 25%. Essa formatação terá prazo de 15 dias.

O principal será o uso obrigatório de máscaras por parte de alunos, professores e funcionários em todos os momentos. Ao chegarem no portão da escola, as crianças terão a temperatura aferida. Para entrar, álcool em gel e tapete sanitizantes ficarão disponíveis. Dentro da sala de aula, o distanciamento será de 1 metro entre as carteiras, mesmo espaço respeitado nas filas. Meninos e meninas contarão com copos e toalhas para uso individual.

A Seduc também adota cuidados com o período de recreio das crianças. Nas mesas, o distanciamento de 1 metro será respeitado da mesma forma que ocorrerá em sala de aula. O sistema self-service existentes nas unidades de ensino não serão utilizados no momento. As refeições dos alunos serão colocadas diretamente nos pratos pelos funcionários que trabalham na cozinha e servidas aos estudantes.

Para garantir a integridade de todos, além dos totens colocados na entrada, dispenser com álcool em gel ficarão colocados em diferentes pontos nas unidades. Com objetivo de assegurar ainda mais a integridade de professores e funcionários, a Secretaria de Educação distribuiu máscaras face shield para as escolas. Docentes e servidores também terão a temperatura aferida antes de entrar ao prédio educacional.

Processo – Neste primeiro momento, retornam às atividades docentes e servidores vacinados com as duas doses e que tenham completado o ciclo de imunização, ou seja, 14 dias após a aplicação da segunda dose. Profissionais da educação, que não tem qualquer tipo de doença, voltam assim que finalizar esse processo. Quem se enquadra nos grupos de risco, retoma depois que cumprir 28 dias de tomar a dose única ou segunda dose da vacina.

Os professores que não retornarem às aulas presenciais nas escolas continuam o atendimento dos alunos ainda de forma remota. Sendo assim, os estudantes também continuam a acompanhar as atividades de casa, como ocorre atualmente. Uma vez que os docentes receberem a segunda dose e cumprirem o prazo de 14 ou 28 dias desta data para fechar o ciclo de imunização voltam à rotina escolar como os demais.