Terminal Rodoviário Tatico passa por melhorias estruturais

Entre outras alterações, é preciso ficar atento a mudanças em vagas de estacionamento

3/8/2021

Quem utiliza o Terminal Rodoviário Tatico, no Bairro Mirim, em Praia Grande, deve ficar atento às mudanças estruturais e viárias que passam a funcionar a partir desta terça-feira (03) no local. O entorno recebeu novas sinalizações viárias, com placas e pinturas de solo, vagas de estacionamento foram criadas, outras foram transferidas e área administrativa foi instalada no trecho. Todo o trabalho, que visa organizar o dia a dia de quem utiliza o espaço e garantir mais segurança viária a todos, está sendo coordenado pela Secretaria de Transportes (Setransp).

A vaga de carga e descarga, que antes existia na faixa de tráfego dos ônibus rodoviários, paralela à Avenida Moisés d’Oliveira, foi transferida para a lateral do local (na Rua José Borges Neto). Com isso, o acesso ao trecho rodoviário do terminal fica exclusivo para a utilização de ônibus e, inclusive, placas informando a proibição de outros veículos na via também foram instaladas.

Foram criadas também duas vagas de curta duração (15 minutos, com pisca alerta ativado na linha amarela), uma na Avenida Moisés d’Oliveira e outra na Rua Valter José Alves. Os trechos já receberam pinturas e placas específicas e estão instalados em pontos que facilitam o acesso às faixas de pedestres posicionadas nas entradas do terminal.

A sinalização do ponto de embarque e desembarque de passageiros da linha intermunicipal, que fica localizada na área externa do Terminal Tatico, na Avenida Moisés d’Oliveira; assim como também o ponto de taxi no mesmo trecho, receberam novas legendas de solo, pinturas do meio fio e placas de sinalização.

E o Terminal Tatico recebeu também uma área administrativa da Setransp, com funcionários do setor que já estão atuando no controle das plataformas, fiscalizando horários, o atendimento das linhas e resolvendo demais demandas que foram surgindo no local, de forma mais ágil.

O secretário de Transportes, Leandro Avelino, explicou a importância das mudanças. “O remanejamento da vaga de carga e descarga, por exemplo, garante muito mais segurança viária a todos, uma vez que o fluxo no trecho fica sendo exclusivo para os ônibus rodoviários. Isso, inclusive, se soma ao fechamento que já tinha sido feito da grade lateral, que antes possuía uma passagem que resultava em passageiros atravessando a plataforma. Agora, pedestres utilizam a faixa destinada a eles e os ônibus são os únicos a trafegar no local”.

Nestes primeiros dias de alterações, a ideia da Setransp é que sejam realizadas ações de orientações nos locais. “Funcionários do setor vão conversar com os usuários do local, salientando a importância destas alterações para a segurança e organização do espaço”, destacou Avelino.

Além do Terminal Tatico, já existem também projetos de melhorias no Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. Futuramente, o local deve receber uma sala de embarque, a ampliação do setor de atendimento ao público da Setransp e melhorias no trecho de venda de passagens. “Estamos sempre acompanhando as necessidades destes locais e, aos poucos, junto à concessionária, planejando as alterações necessárias. Nos últimos meses, o Tatico passou a contar com iluminação em LED e já estamos nos planejando para colocar a área dos caixas eletrônicos também nos trechos internos dos terminais. São detalhes que fazem toda a diferente para quem utiliza estes locais”, concluiu.