Drenagem da Nova Mirim passa por manutenção com equipamentos a vácuo e de hidrojato

Nos primeiros dias de trabalho, 62 m³ de materiais foram retirados das tubulações

6/8/2021

O sistema de drenagem municipal do Bairro Nova Mirim, em Praia Grande, está passando por manutenção completa pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Desde o dia 15 de julho, as equipes estão realizando a limpeza dos bueiros e tubulações com o auxílio de maquinários especializados, como caminhões vácuo e de hidrojato. A ação no bairro deve continuar pelas próximas semanas. Porém, a Prefeitura conta com o apoio da população para o bom funcionamento deste sistema, uma vez que em grande parte destes locais é encontrado lixo doméstico descartado irregularmente em áreas públicas obstruindo o sistema.

Durante os vinte primeiros dias de atividades no local, as equipes recolheram 62 m³ de materiais de dentro dos bueiros e tubulação (o equivalente a 15 caçambas médias de entulho), entre embalagens plásticas, restos de alimentos, latas de bebidas e demais produtos industrializados.

A manutenção conta com limpeza de todo sistema: iniciando com a retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; depois a desobstrução da tubulação é iniciada com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; finalizando a limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem. Na sequência, a Sesurb reforma todas tampas de concreto dos bueiros que passam pela manutenção.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, o lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais. “As manutenções são constantes, mas se a população não entender que ela tem papel essencial nessa conservação da limpeza não adianta”.

Vila Sônia – Trabalho semelhante foi realizado em todo Bairro Vila Sônia entre os meses de maio e junho. O local contou com limpeza completa no sistema e manutenção das tampas de bueiros. Para a execução, o bairro foi dividido em cinco trechos e mais de 100 m³ de lixo foram recolhidos no local.