Sesap e Seas discutem integração de rede para ampliar atendimento ao público

Encontro identificou a necessidade de as pastas conectarem ações

9/8/2021

Em reunião na sede da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, membros da Sesap e da Secretaria de Assistência Social (Seas) discutiram a necessidade de uma maior integração dos serviços oferecidos pela Prefeitura, bem como a ampliação do atendimento do Conviver e de outros equipamentos públicos. O objetivo é aumentar o acesso dos serviços à população idosa.

A ideia é conectar o atendimento realizado pela rede de atenção básica da cidade (Usafas, Cemas, CER, Academias da Saúde) com os equipamentos oferecidos pela Assistência Social, como Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE), entre outros.

“Nós temos uma estrutura que poucos municípios têm. O que nos falta é uma maior integração, porque o público atendido por essas áreas é o mesmo. Precisamos ainda de uma cartilha básica para que a pessoa conheça os serviços oferecidos. Isso tudo ajuda a entender melhor a estrutura disponível”, afirmou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Um dos pontos em discussão foi a ampliação do sistema de gerenciamento de produção (Olostech) da Saúde para o Seas, para que as duas secretarias tenham acesso, possam ter uma visão macro de cada paciente e compartilhar informações. Isso permitiria, por exemplo, o médico de uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) saber se o paciente tem acesso a algum equipamento do Social ou até mesmo encaminhá-lo para complementar o tratamento necessário.

“O atendimento é feito por meio de serviços individualizados, sem dados compartilhados. Então essa reunião é um grande ponto de partida, para que possamos centralizar as ações para identificar os usuários dentro da rede e agilizar o serviço”, afirmou o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza.

Ficou definido que uma nova reunião será realizada com a equipe de tecnologia da informação para desenvolver o processo e sua aplicabilidade digital, tornando mais claro como o munícipe pode buscar determinados serviços. Além disso, como as Usafas, o CEMAS, CER e demais equipamentos públicos de saúde poderão também destinar os pacientes para a rede de serviços de assistência social que está conectada à promoção da saúde.

“Muitas ações já são empenhadas, precisamos agora é oficializar e criar uma sistemática de processo de trabalho, definindo à atribuição das equipes. Por exemplo, o que o CRAS vai fazer, qual o papel da Usafa, para que possamos pôr isso em prática”, destacou o secretário adjunto da Sesap, José Isaias Costa Lima.