Parcelamento online da Prefeitura de Praia Grande está mais rápido e fácil

Sistema digital permite única solicitação de renegociação dos débitos municipais

11/8/2021

A Prefeitura de Praia Grande já disponibiliza para a população o parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa de pessoa física ou jurídica através da internet. O serviço está disponível no site da Prefeitura desde o final do mês de junho e a Secretaria de Finanças oferece mais uma novidade: agora, os interessados em efetuar o parcelamento podem fazer isso com uma única solicitação, que já inclui todos os débitos de 2020 e anos anteriores.

Com a atualização do sistema, a Prefeitura de Praia Grande espera facilitar e agilizar o processo de parcelamento aos contribuintes. Para entrar no sistema online, basta acessar o portal do Município (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no banner “Parcelamento – Débitos inscritos na dívida ativa”.

O sistema online de parcelamento foi implantado na Prefeitura de Praia Grande no final do mês de junho e, desde então, já recebeu 640 solicitações de parcelamento de débitos. Os seguintes débitos inscritos em dívida ativa podem ser parcelados: IPTU, ISSQN (empresas e autônomos), alvará de localização e funcionamento, ITBI, além de demais taxas.

Para efetuar a solicitação, é importante que o contribuinte atenda a obrigatoriedade da anexação de documentos comprobatórios. Todas as solicitações são analisadas e quando o pedido do parcelamento é autorizado no sistema, o envio dos boletos é automático para o email cadastrado do contribuinte.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a atualização no sistema era uma meta da Sefin com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar o serviço aos contribuintes. “A implantação do parcelamento online em junho já foi uma conquista para os munícipes que antes precisavam se dirigir até a Prefeitura para conseguir negociar os débitos municipais. Com essa atualização, o sistema foi aprimorado e ficou ainda mais fácil e rápido realizar esse parcelamento”.

Quando a Prefeitura inaugurou o serviço de parcelamento online, o extrato de débito e as opções de parcelamento apareciam separados. Ou seja, o contribuinte tinha que fazer duas solicitações, uma de 2019 e anos anteriores e outra só de 2020. “Quando o contribuinte vem na Prefeitura, ele não precisa vir duas vezes, em uma única vez ele consegue fazer tudo. Então, estipulamos como meta as mudanças no sistema online, para que o mesmo unificasse os débitos e possibilitasse que uma única solicitação garantisse o parcelamento de todos débitos inscritos em dívida ativa. É a Administração de Praia Grande cumprindo a proposta de tornar o atendimento ao público mais fácil, acessível e rápido”.

Para informações e dúvidas sobre o parcelamento online, basta entrar em contato com a Sefin através do whatsapp (013) 3496-2041.