Vídeos do Concurso Cultural de Trânsito devem ser enviados até a próxima sexta-feira (20)

Ação é voltada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

16/8/2021

O prazo final para o envio de materiais para o 4º Concurso Cultural de Vídeos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está chegando. Estudantes de Praia Grande interessados em participar devem se inscrever até sexta-feira (20). Com o tema “Se essa rua fosse minha... Ideias para salvar vidas” a ação é voltada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino na Cidade. Os alunos devem gravar um pequeno vídeo que demonstre suas ideias para evitar os acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. A revelação dos ganhadores será feita em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre 18 e 25 de setembro.

Todos os participantes receberão certificados e os criadores dos vídeos vencedores ganharão kits escolares e terão seus trabalhos divulgados. Diferentemente das edições anteriores, a solenidade de anúncio dos vencedores será realizada de forma virtual, seguindo recomendações de segurança sanitária para evitar o contágio do coronavírus (covid-19).

Os vídeos deverão ser salvos como arquivo em MP4 e ter duração de até 90 segundos, excluídos os créditos iniciais e finais. Cada aluno poderá participar com apenas um vídeo e serão aceitos, ainda, inscrições de grupo de alunos, alunos e professores ou demais membros da equipe escolar, além de alunos e seus familiares, cujos nomes deverão compor os créditos.

O envio dos trabalhos será realizado através do email setraneducacao@praiagrande.sp.gov.br ou gravado em mídia a ser entregue na escola onde o estudante está matriculado. A seleção acontecerá entre os dias 9 e 31 de agosto de 2021, por intermédio da Comissão que será formada por representantes do Gabinete da Prefeita e das Secretarias de Educação e de Trânsito do Município, que analisará, entre outras coisas, a pertinência ao tema especificado e a relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito nos trabalhos enviados.

O tema já está sendo apresentado aos estudantes da rede municipal, durante as aulas remotas, e nos próximos dias deve ser disponibilizado a todos vídeo/animação divulgando detalhes e importância da ação.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, o tema deste ano foi escolhido depois de levantamentos estatísticos. “Vimos que os atropelamentos se revelam como uma epidemia que tem tirado a vida de pessoas todos os anos e que em nossa Cidade dos 64 pedestres vítimas de atropelamento nos últimos cinco anos, 45 pertenciam à faixa etária acima de 30 anos. São adultos do sexo masculino em sua maioria. Encontrar formas de conscientizá-los sobre os cuidados necessários durante a travessia é nosso grande desafio. E cada ação de educação no trânsito faz diferença”, explica.

Confira o regulamento completo do concurso no site da Prefeitura, o www.praiagrande.sp.gov.br, no link “Estrutura de Governo”, “Secretarias” e “Trânsito”.