Semana da Família: Palestra debate sobre saúde mental na pandemia

Assunto foi abordado em encontro virtual com a psicóloga Vera Lucia Matias

18/8/2021

Foto Indisponivel

Por conta das medidas adotadas e a perda de familiares devido a Covid-19, aumentou a incidência de pessoas que apresentaram doenças psicológicas como depressão e crises de ansiedade. O assunto fez parte da pauta da palestra “Saúde Mental na Pandemia”, ministrada pela psicóloga Vera Lúcia Gonçalves Matias. O encontro virtual ocorreu nesta terça-feira (17), pela página da Pedagogia Comunitária no Facebook (facebook.com/pedagociacomunitaria).

Durante o bate-papo, a profissional apontou informações relativas ao aumento do número de pessoas que apresentaram doenças psicológicas. Neste período de pandemia, de acordo com Vera Lúcia, pessoas que já se tratavam de ansiedade, por exemplo, passaram a ter três vezes mais crises do que antes. Outro ponto destacado é que, mesmo com o pós-pandemia, os efeitos relativos à saúde mental devem permanecer até meados de 2030, segundo estudos.

Para tentar minimizar o impacto das doenças, a psicóloga destacou alguns sintomas para que pais e professores fiquem atentos, principalmente, com as crianças. “Mudanças bruscas de comportamento, irritabilidade, isolamento, perda de apetite e dificuldades para dormir são alguns dos sintomas. Uma vez apresentado de forma excessiva, a melhor coisa, é procurar o atendimento técnico especializado para tratar logo no início”.

Algumas ações podem ser fundamentais para trabalhar e oxigenar o cérebro e evitar o aparecimento de possíveis doenças. “A realização de atividades físicas ao ar livre, como caminhada ou corrida, pode ser uma grande aliada. Uma alimentação saudável e de qualidade também pode auxiliar. Assim como reservar um tempo para a família, fazer meditação/relaxamento e também o consumo de água. Todas são ações que podem, juntas, contribuir”, afirmou a psicóloga.

A atividade marcou a abertura da programação especial da Semana da Família nas Escolas Municipais. Até sexta-feira (20), pais, alunos, professores e funcionários participam de diferentes iniciativas propostas pelas unidades de ensino de forma remota e presencial. Na página da Pedagogia Comunitária mais cinco palestras, sobre diferentes assuntos relativos à família e cuidados com as crianças, serão realizadas.

Todas as lives são mediadas pela Divisão de Ação Comunitária da Seduc. Antes de iniciar o bate-papo, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, participa parabenizando a presença dos familiares nos encontros virtuais. “Durante a Semana da Família buscamos trazer de forma mais intensa os pais e comunidade para dentro das escolas. Trata-se de um momento muito especial, estamos aos poucos retomando as aulas e queremos que volte novamente a nossa vida dentro e fora das escolas”.

Programação – Até sexta-feira (20), as unidades de ensino realizam diferentes atividades dentro da Semana da Família nas Escolas Municipais. Além das ações organizadas pelas escolas, a Divisão de Ação Comunitária promove uma série de lives com diferentes temas. As transmissões ocorrem pela página da Pedagogia Comunitária no Facebook (www.facebook.com/pedagogiacomunitaria).

Entre as lives que serão realizadas, duas dizem respeito à Semana do Bebê. A primeira ocorre na quinta-feira (19), a partir das 19 horas, com o tema “A Importância da Musicalização na Primeira Infância”, com as cirandeiras Layr Peniche e Sônia Maria Pialgo. Na sexta, no mesmo horário, será a vez do bate-papo sobre “Amamentação na Primeiríssima Infância”, com a médica Rosa Castilho.

Confira abaixo o cronograma de lives na programação especial da Semana da Família nas Escolas Municipais:

Quarta-feira (18) – 18 horas
Empreendedorismo: Saindo da Crise em Plena Pandemia
Raphaela C Lopes Souza e Camilla C Reded (Brigite Fashion Lingerie)

Quinta-feira (19) – 18 horas
Lendo o Mundo com Amor - A Poesia da Vida Cotidiana e Como Lidar com as Adversidades
Alessandra Schimidt Gonzalez

Quinta-feira (19) – 19 horas
A Importância da Musicalização na Primeira Infância
Cirandeiras - Layr Peniche e Sônia Maria Pialgo

Sexta-feira (20) – 10 horas
Comportamentos na Primeira Infância e Sinais Comportamentais Importantes