PG amplia a iluminação de pontos turísticos e equipamentos públicos

Lâmpadas de vapor metálico estão sendo trocadas por modelos em LED

20/8/2021

A Prefeitura de Praia Grande investe constantemente em uma boa iluminação pública, que além de deixar os ambientes mais bonitos, ainda proporciona mais segurança e visibilidade para as câmeras do sistema monitoramento. Atualmente, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando a troca de lâmpadas de vapor metálico por modelos em LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) de diversos pontos turísticos e equipamentos públicos e a previsão é que toda ação seja finalizada até primeiro semestre de 2022. Além de melhorar o fluxo luminoso, a mudança ainda proporciona economia nos gastos públicos com o serviço, que pode chegar a até 70%.

Entre as demais vantagens da utilização da iluminação LED, além da melhoria no fluxo luminoso, estão também ampliação de sua vida útil, custos de manutenção reduzidos, alta eficiência, resistência a impactos e vibrações, além de ser ecologicamente correto.

Os trabalhos foram iniciados nas últimas semanas e todos os trechos já concluídos receberam lâmpadas LED de 180W. As trocas já foram concluídas nos seguintes locais: estacionamento do Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estácio Vanderlinde (67 lâmpadas foram instaladas); Pista Municipal de Atletismo (8 lâmpadas); Parque da Cidade (81 lâmpadas); Espaço Cultural Jair Rodrigues (102), Paço Municipal (28); Espaço Piaçabuçu (16); estacionamento Cemitério Municipal Morada da Grande Planície (72); lado interno do cemitério (48); e a Feira Confinada Boqueirão (16 lâmpadas).

As próximas etapas, que devem ser finalizadas até 2022, contarão com melhorias no Portinho; Feira Confinada Sítio do Campo; Feira Confinada Canto do Forte; Feira Confinada São Jorge; Feira Confinada Samambaia; Praça Carlos Gomes; Feira Confinada Caiçara; Feira de Artesanato Caiçara; e Avenida Ayrton Senna.

Atualmente, as ações estão em andamento na iluminação da Feira Confinada do Bairro Real. E os trabalhos estão sendo coordenados pelas Divisões de Planejamento e Projeto de Iluminação Pública e de Manutenção de Iluminação Pública da Sesurb.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Soraia Milan, comentou sobre a eficiência deste tipo de iluminação para os pontos turísticos e equipamentos públicos escolhidos. “Este estilo de iluminação tem alta eficiência, emite luz clara e branca, realçando o ambiente natural do local. Além disso, produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta. É a escolha perfeita para estes pontos, que costumam receber fluxo de pessoas constantemente".