Guarda Ambiental de PG flagra dupla desmatando área de preservação

Cidade conta com uma Comissão Especial para evitar invasões

23/8/2021

A Guarda Ambiental de Praia Grande flagrou dois homens na última sexta-feira (20), no Bairro Ribeirópolis, desmatando uma área de preservação ambiental. A ação faz parte dos trabalhos de monitoramento de áreas identificadas recentemente por uma comissão especial, criada para evitar invasões e construções irregulares.

De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, os dois homens foram surpreendidos desmatando uma área de 2.500m² de Reserva Legal municipal e com eles foram apreendidos dois machados, um facão e um martelo. “Vão responder por infração à Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) com autuação que parte de R$ 5 mil, conforme o dano, e detenção de 6 meses a 1 ano, cumulativos”.

O flagrante foi realizado durante uma ação para localizar novas alterações no solo, já que área vem sendo monitorada frequentemente. As áreas que já foram congeladas em Praia Grande estão localizadas nos seguintes bairros: Nova Mirim, Antártica, Ribeirópolis e Tupiry. Além desses quatro locais, outros 14 são monitoradas pela Comissão especial, inclusive, com a utilização de imagens de moderno satélite e também de drones.

As forças-tarefas nessas áreas são efetuadas de forma conjunta com as secretarias municipais de Habitação (Sehab), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Urbanismo (Seurb), Assistência Social (Seas), Serviços Urbanos (Sesurb). Também fazem parte dos trabalhos órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM), Grupamento Ambiental da Cidade, além das polícias Militar, Militar Ambiental, Civil e o Radiopatrulhamento Aéreo.

Satélite - Os trabalhos efetuados pela Cidade contam com um importante aliado, um satélite da Polícia Federal que disponibiliza diariamente imagens das áreas que são monitoradas. O Município, que assinou convênio do Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro - com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) relacionado ao serviço, é o primeiro da região a utilizar a moderna ferramenta.

Câmeras – Praia Grande também utiliza as câmeras do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) neste monitoramento. São 28 equipamentos do tipo direcionados de forma específica para as áreas, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento).

Atuação – A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (Sepam), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O Sepam completou onze anos de atividades em 2020 e desenvolve importante trabalho na Cidade.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.