Concurso Cultural de Vídeos da Setran entra na etapa de seleção dos vencedores

Escolhidos serão anunciados durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro

26/8/2021

A comissão de seleção e julgamento do 4º Concurso Cultural de Vídeos da Secretaria de Trânsito se reuniu na última quarta-feira (25) para analisar os mais de 40 vídeos enviados por 19 escolas municipais e particulares. Com o tema “Se essa rua fosse minha... Ideias para salvar vidas” a ação é voltada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e dentre os itens analisados pela comissão estão o ineditismo, criatividade, adequação da linguagem, pertinência ao tema e cumprimento às regras especificadas no regulamento oficial. Os estudantes responsáveis pelos 5 vídeos vencedores serão anunciados durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre 18 e 25 setembro.

Para participar, os alunos tiveram que gravar um pequeno vídeo que demonstrasse suas ideias para evitar acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. Todos os participantes receberão certificados e os criadores dos vídeos vencedores ganharão kits escolares e terão seus trabalhos divulgados. Diferentemente das edições anteriores, a solenidade de anúncio dos vencedores será realizada de forma virtual, seguindo recomendações de segurança sanitária para evitar o contágio do coronavírus (covid-19).

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, o tema deste ano foi escolhido depois de levantamentos estatísticos. “Vimos que os atropelamentos se revelam como uma epidemia que tem tirado a vida de pessoas todos os anos e que em nossa Cidade dos 64 pedestres vítimas de atropelamento nos últimos cinco anos, 45 pertenciam à faixa etária acima de 30 anos. São adultos do sexo masculino em sua maioria. Encontrar formas de conscientizá-los sobre os cuidados necessários durante a travessia é nosso grande desafio. E cada ação de educação no trânsito faz diferença”, explica.