Escolas realizam atividades alusivas à Semana Nacional da Educação Infantil

Até sexta (27), unidades promovem ações integrando alunos e responsáveis

26/8/2021

Ao longo dessa semana, as escolas municipais realizam ações relativas ao Dia e à Semana Nacional da Educação Infantil. Até sexta-feira (27), as unidades que atendem esse público desenvolvem várias atividades para celebrar a data e promover o fortalecimento da importância do aprendizado nos primeiros anos de estudos. Nesta edição, o evento conta com o tema “Valorização da Educação Infantil em tempos de pandemia”.

As ações consideram a lei n° 12.602, de abril de 2012, que institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi criada com o objetivo de valorizar a Educação Infantil como base na formação do aluno. Nesta edição, os organizadores tiveram como ponto central enfatizar a interação entre docentes, estudantes e os responsáveis, ao longo deste momento atípico que todos vivem devido à pandemia e a necessidade de aulas remotas.

Durante toda a semana, as escolas organizaram atividades criativas, dinâmicas e interativas que favorecem ao aluno o protagonismo na formação. As ações ocorrem de forma remota por diferentes plataformas digitais já utilizadas pelos pequenos e os responsáveis. Àqueles que já voltaram a frequentar as unidades de ensino também participam de ações desenvolvidas pelos professores em sala de aula alusivas ao tema.

Como parte das iniciativas realizadas, a EM Idalina da Conceição Pereira, no Bairro Vila Sônia, participou da V Ação Metropolitana da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP). A unidade foi a única representante de Praia Grande com a apresentação “Percepções sobre a Escuta Ativa e as Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto”. A explanação pode ser acompanhada pelo canal no Youtube, do Centro Virtual Darcy Ribeiro.

Na EM José Ribeiro dos Santos Cunha, no Bairro Glória, a equipe trabalhou de forma lúdicas questões relativas aos direitos e deveres das crianças com a participação dos responsáveis. Para tanto, os alunos e os pais fizeram a atividade “Massinha serve para que?” onde confeccionaram uma massinha caseira seguindo a receita. A ação teve como objetivo mostrar a importância deste material para o desenvolvimento dos pequenos.