Orquidário de Praia Grande passa a funcionar todos os sábados

A partir de 4 de setembro o local abre aos sábados das 9 às 15 horas

31/8/2021

Moradores e visitantes de Praia Grande ganharão mais um dia da semana para conferir toda a beleza do Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon, pois a partir de setembro, o local passa a funcionar também aos sábados, sempre das 9 às 15 horas. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelo espaço, é que a ação seja um projeto piloto e que futuramente o local passe a ter um período de visitação estendido no final de semana. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento continua sendo das 7 às 11 horas e das 12h30 às 16h30. O orquidário fica dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo, e a visita é gratuita.

Com mais de 8 mil mudas, de aproximadamente 200 espécies de orquídeas, o orquidário segue todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio da covid-19. O local conta ainda com uma divisão entre viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação. O equipamento tem também um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas, uma vez que o cloro é agressivo para esse tipo de flor.

Dentre as principais espécies encontradas mais comumente no local estão a Lélia Púrpura (Laelia Purpurata), Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium), Orquídea Coelogyne, Catasseto (Catasetum), Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas, Orquídeas Olhos de Bonecas (Dendrobium), Mini-orquídea (Dendrobium Lichenastrum) e Orquídea sapatinho (Paphiopedilum). O orquidário de Praia Grande conta com espécies com mais de 50 anos de idade.

O subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos, Marcelus Condé Machado, destacou as melhorias pelas quais o local passou nos últimos tempos. “No início de 2020 entregamos a ampliação do espaço, que passou de 300 para 675 m², e ainda ganhou novas espécies. Por causa da pandemia, muitos moradores e visitantes ainda não conferiram as melhorias. O espaço continua aberto à visitação, evitando aglomerações, com display de álcool em gel e com uso obrigatório de máscara”.

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica na Rua José Bonifácio, esquina com a Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. A entrada do orquidário acontece exclusivamente pelo Parque da Cidade.