Serviços de WhatsApp da Sefin serão automatizados e aprimorados

Automatização será implantada em setembro e agilizará o atendimento

1/9/2021

Para melhorar a prestação de serviços públicos aos contribuintes, a Prefeitura de Praia Grande está implantando um sistema de automatização no whatsapp business da Secretaria de Finanças (Sefin). A mudança irá expandir o atendimento e agilizar a prestação de diversos serviços. A previsão é que comece a funcionar já em setembro e, enquanto isso, alguns atendentes dos guichês da Sefin participam do treinamento remoto com acesso à plataforma que será utilizada para essa automatização. O treinamento foi dividido em duas etapas, uma na segunda (31) e a outra está marcada para quarta-feira (1).

O sistema vai replicar a experiência como se o contribuinte estivesse no site, disponibilizando um menu de opções para todos os serviços. Por exemplo, ao enviar mensagem para o WhatsApp 3496-2275, o munícipe será respondido com uma mensagem de boas-vindas e uma lista de números com opções de serviços. À medida que for escolhendo, será direcionado ao serviço que necessita. Caso o serviço desejado não esteja entre as opções disponíveis, há a chance de falar com um atendente, que poderá auxiliá-lo na resolução do problema. Em último caso, se o servidor não conseguir ajudar o contribuinte via WhatsApp, por qualquer motivo, o mesmo será agendado no dia e horário de sua preferência para ser atendido no guichê da Sefin.

O WhatsApp estará habilitado para resolver qualquer serviço da Sefin, como por exemplo, emissão de boleto à vista de ISS, segunda via de IPTU, alvará de localização e funcionamento, parcelamento de débitos de dívida ativa, inscrição de autônomos, baixa de débitos, boleto à vista, emissão de certidões, entre outros. Ao final do atendimento, o contribuinte poderá avaliar o serviço, fornecendo uma nota/opinião. Essa avaliação já existe no atendimento presencial e será implantada no serviço de WhatsApp.

A ideia de automatizar a plataforma de atendimento via WhatsApp da Sefin surgiu com o volume das mensagens. Desde a implantação do serviço, são muitas mensagens recebidas e devido ao volume, as respostas aos contribuintes demoram mais tempo que o esperado. A intenção é que, com a automatização, o tempo de resposta seja reduzido.

Para o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a Prefeitura busca a cada dia agilizar e facilitar o serviço ao munícipe. “A Cidade está inovando e implantando diversas novas opções de contato com o munícipe. Tudo para garantir excelência no atendimento mesmo através de meios remotos, evitando que a população precise se deslocar até o Paço. Além do benefício ao munícipe, para a Sefin será possível acompanhar o atendimento em tempo real e organizar relatórios de quantidade de demandas, volume de mensagens, tempo médio de mensagens e respostas. Tudo para continuar aprimorando o serviço a cada dia”.