Praia Grande realiza retirada de acúmulo de areia do calçadão da orla

Manutenção inclui ainda nivelamento da faixa de areia na altura das muretas

2/9/2021

Em períodos de ressaca marítima e de fortes ventanias, o calçadão da orla de Praia Grande passa por uma intensificação da limpeza já realizada no dia a dia, com a retirada do acúmulo de areia do calçadão e ciclovias. Atualmente, as equipes da Divisão de Manutenção da Orla, Regional 2, da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) estão realizando os trabalhos na altura do Bairro Mirim de forma manual e com o auxílio de vassouras elétricas, que agilizam em pelo menos cinco vezes o serviço. Além disso, as equipes também estão realizando o nivelamento da faixa de areia na altura das muretas no período noturno, com o apoio de tratores e caminhões.

O trabalho está sendo realizado de forma intensiva e com o uso das vassouras elétricas, o que resulta em uma manutenção muito mais rápida que a feita com os equipamentos convencionais. As vassouras elétricas são de uso individual, mas funcionam à bateria, por isso, não é necessário grande esforço manual por parte dos funcionários. Os equipamentos são do modelo Makita DUX60 e funcionam de forma multifuncional, pois além do encaixe para escova elétrica (vassoura), ainda contam com outros acessórios para diversos serviços de manutenção urbana, como corte de mato. Os itens contam com velocidade variada e são resistentes à água.

Além disso, o nivelamento da faixa de areia, que evita que o material acabe ocupando trechos da calçada na altura das muretas, é essencialmente realizado no período noturno pela necessidade de utilização de equipamentos mais pesados. “É uma ação realizada constantemente e que complementa a limpeza e manutenção geral executada pela equipe. Como utilizamos caminhões e tratores, os trabalhos são comumente realizados quando não temos mais banhistas no trecho”, explicou o diretor da Divisão de Manutenção da Orla, Rodrigo Medeiros.

A limpeza do calçadão dos 22,5 km de orla, em Praia Grande, é realizada todos os dias pela Sesurb, com varrição completa, recolha de lixo, limpeza da avenida e retirada de resíduos das lixeiras. A ação complementa a manutenção diária da faixa de areia, também realizada pelas equipes, com auxílio de caminhões e maquinário específico, com limpeza no período diurno e noturno.