Aluno da rede municipal expõe esculturas e telas feitas com materiais recicláveis

Artes estão expostas na E.M. Mahatma Gandhi

2/9/2021

A arte corre nas veias do aluno da rede municipal de ensino, Ryan Carlos Treff Pascoal, matriculado no 4°ano B, da E.M. Mahatma Gandhi. Sua exposição “Treff Artes” conta com esculturas e telas incríveis que estão expostas na escola desde o dia 24 de agosto, data em que se comemora o Dia do Artista.

A exposição começou de maneira online no Instagram da Profª Ana Carolina e no blog da escola. Com o retorno de 50% da capacidade das turmas, a professora decidiu expor as obras em uma sala preparada especialmente para recebê-las, e o sucesso foi garantido. Os alunos visitaram a exposição e adoraram o que viram.

Ryan é uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sempre gostou de desenhar e recriar objetos usando sua criatividade. O aluno aplica em suas artes tudo o que aprendeu na sala de aula sobre reciclagem e preservação do meio ambiente. Por isso, utilizou materiais recicláveis para confeccionar praticamente todas as peças da exposição. Palitos, tampinhas, latinhas, canudos, papelões, caixas de leite e de sapato, garrafas e rolos de papel higiênico são alguns deles. Para ele, a arte é um meio de ajudar o meio ambiente. “A arte pode ajudar na reciclagem e com isso a gente pode fazer brinquedos”, disse.

O aluno também tem o sonho de ser engenheiro e já demonstra suas habilidades para a profissão em suas obras. A roda gigante que gira, feita com palitos e caixas de remédio, é o destaque da exposição. Além dessa peça, outras também têm movimento, como as hélices do helicóptero.

Já nas telas em que predominam as linhas retas, o artista mirim retratou algumas cidades que moram em seu coração, como a orla de Praia Grande e as ruas de Londres. E o melhor: os quadros foram feitos sem usar régua!

A exposição ainda está rolando, mas Ryan já pensa lá na frente. “Quero fazer uma oficina no Dia das Crianças que vai ser muito legal. Eu e meus amigos vamos pegar caixas de leite, garrafas e tampinhas para fazer muitos brinquedos”, disse empolgado.

Para Ana, professora do aluno e entusiasta da exposição, a arte é uma importante ferramenta de inclusão e regulação do TEA. “Sempre trabalhei com inclusão e é uma paixão para mim. Quando o Ryan me mostrou os desenhos e me disse que estava muito feliz com a repercussão, eu fiquei muito emocionada. Temos que valorizar cada detalhe dos alunos e a arte é uma ferramenta que ele usa para socializar e interagir com os colegas”.