Escola da Vila Sônia realiza mais uma doação de cadeira de rodas

Iniciativa faz parte do projeto “Preservar é Ajudar”

2/9/2021

Mais uma ação de cidadania e solidariedade na rede municipal de ensino de Praia Grande. A E.M. Newton de Almeida Castro, por meio do projeto “Preservar é Ajudar”, entregou nesta semana mais uma cadeira de rodas, desta vez para o Centro Terapêutico da Vila Sônia.

A iniciativa acontece há mais de dez anos na unidade por meio da coleta de materiais recicláveis, como lacres e tampinhas cujas vendas são revertidas para adquirir cadeiras de rodas para quem precisa.

A conscientização dos alunos e funcionários é papel fundamental no sucesso do projeto, já que eles atuam como agentes multiplicadores de informações para os responsáveis, comércio local e comunidade em geral.

Letícia Maria de Araújo, Assistente Técnico Pedagógico (Atp) da unidade escolar, explica que, por ser antigo, o projeto é bastante reconhecido. “A escola é frequentemente procurada por quem precisa ou conhece alguém que necessite de cadeira de rodas. Criamos uma verdadeira corrente do bem que conta com a colaboração de todos”.

A questão da reciclagem dos resíduos sólidos ou lixo, no contexto escolar, também é trabalhada no projeto e exige comprometimento de toda a sociedade. “Não se trata de um assunto isolado, mas que permeia todo o modo de vida de uma população, já que os problemas ambientais não só preocupam, mas atingem a todos”, disse Letícia.

Além de divulgar a ação dentro da escola, as redes sociais também são importantes ferramentas para criar uma rede de solidariedade, e o apoio da população na divulgação do projeto faz toda a diferença. “Todos que puderem juntar os materiais, tragam para nós aqui na escola. É algo simples, mas que vai nos ajudar a fazer muitas coisas boas com essas doações”.

Vale ressaltar que, devido à pandemia da covid-19, a arrecadação segue todos os protocolos de segurança e saúde. Sendo assim, todos os itens colhidos e armazenados na unidade são higienizados.