Atividades da Academia da Saúde Melvi proporcionam bem-estar para todas as idades

Aulas oferecem benefícios físicos e mentais aos alunos

16/9/2021

Cada vez mais, a Ciência reforça a importância da prática de atividades físicas no combate às doenças e na melhoria do bem-estar do indivíduo. E na Praia Grande o munícipe tem esse serviço à disposição por meio das Academias da Saúde, que estão abertas a todas as idades.

No bairro Melvi, por exemplo, a academia reúne diversas atividades para todas as faixas etárias. Isso atraiu Luciana Aparecida Nascimento Reis, 48 anos, a participar das aulas oferecidas no local. “Eu passava em frente à academia, via as aulas, mas achava que tinha restrição por idade. Mas quando eu passei na médica na Usafa, ela explicou que não tinha limite e me encaminhou para a academia”, afirma.

Há cinco meses frequentando regularmente a academia, Luciana, que é hipertensa e fumante, revela estar se sentindo melhor a cada dia. “Os exercícios que faço na academia me deixam mais disposta. Minha pressão era meio bagunçada e agora está mais controlada, tenho conseguido controlar o cigarro, que é um veneno. E antes eu era bem nervosa, mas tenho feito os pontinhos na orelha (auriculoterapia), então estou bem mais equilibrada. Me sinto muito bem”, conta.

Para o professor da Academia da Saúde Melvi, Sergio do Nascimento Nogueira Junior, acompanhar a evolução dos alunos é gratificante. “É a maior recompensa que o profissional pode ter. São pacientes que chegam à unidade com uma série de alterações no quadro emocional, físico, e a gente vê a evolução dia após dia. O mais evidente é a parte emocional, porque a gente percebe até mesmo no “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite” que a atividade física está fazendo diferença na vida daquela pessoa”, destaca.

Na academia são trabalhados vários aspectos do corpo e mente humana, por meio de aulas de fortalecimento muscular, condicionamento físico, alongamento, coordenação motora, prevenção de quedas, raciocínio lógico e memória, auriculoterapia, entre outros. “O objetivo é trabalhar o indivíduo como um todo. E a gente percebe que as capacidades físicas e habilidades dos alunos, com o passar do tempo, sofrem uma certa degradação, então, a atividade física consegue retardar essa perda, deixando a pessoa ativa por mais tempo”, explica.

Muitas vezes, esses benefícios são simples aos olhos comuns, mas produzem grande diferença na vida dos participantes da academia. “A gente tem paciente que no primeiro contato com a academia não conseguia ir até o supermercado mais próximo sem se cansar e hoje já está com uma independência maior. Um já diz que foi até o Boqueirão e andou o dia inteiro, outro que foi até o Caiçara sem cansar. Até amarrar o próprio cadarço alguns não conseguiam, por conta da perda da flexibilidade, mas hoje já fazem normalmente. São pequenos avanços que são muito importantes no dia a dia”, comenta.

Tais resultados incentivam cada vez mais pessoas a buscar as Academias da Saúde. Vale lembrar que se o bairro não tiver o equipamento, é só procurar a unidade mais próxima e fazer o cadastro. O importante é ficar saudável. “Eu já chamei três amigas para vir para a academia. Elas falaram que não moravam no bairro, mas eu expliquei que não tem problema. Então, bora se exercitar”, convoca Luciana.

Inscrição – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a academia pela equipe de saúde da família da Usafa.

Reabilitação pós-covid – Para atender a demanda de pacientes com sequelas físicas ou mentais provocadas pela pandemia, a Prefeitura de Praia Grande ampliou a oferta de atendimento da rede de saúde pública. As 30 Usafas espalhadas pelo Município são a porta de entrada. O paciente é atendido pela equipe e, caso as sequelas sejam leves, ele é direcionado para uma das Academias da Saúde, que contam com diversas atividades supervisionadas por educadores físicos e voltadas para todas as idades.

Caso haja a necessidade de um cuidado mais especializado, o paciente é encaminhado para o CER, que oferece sessões de fisioterapia e hidroterapia. Os munícipes que apresentem transtornos psicológicos diversos, como ansiedade, depressão, entre outros, poderão ser encaminhados pelas Usafas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

Confira o endereço e as atividades das Academias da Saúde de Praia Grande:

Academia da Saúde Ocian
(Rua José Jorge, s/nº, Ocian)

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular
- Caminhada
- Ginástica funcional: condicionamento físico, treinamento resistido

Academia da Saúde Santa Marina
(Rua Particular Anhanguera, Bairro Anhanguera)

- Alongamento, fortalecimento, coordenação, mobilidade E estabilidade articular.
- Oficina de memorização
- Ginástica funcional
- Oficina de artesanato

Academia da Saúde Aloha
(Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim)
- Yoga
- Caminhada
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular, treinamento funcional

Academia da Saúde Maracanã
(Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã)

- Alongamento, flexibilidade e mobilidade articular
- Coordenação motora
- Ginástica funcional
- Atendimento clínico
- Grupo de Hipertensos e Diabéticos (atividade física)
- Problemas Articulares e Obesos (atividade física)
- Redução de medidas (nutricionista do NASF)
- Caminhada
- Ritmos
- Dança Cigana
- Jogos Recreativos (jogos de mesa e tabuleiro)
- Teatro

Academia da Saúde Antártica
(Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica)

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular.
- Ginástica funcional. (Condicionamento físico, treinamento resistido).
- Esportes de Rede

Academia da Saúde Melvi
(Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi)

- Auriculoterapia
- Atendimento clínico
- Jogos recreativos
- Condicionamento físico
- Funcional
- Alongamento
- Fortalecimento muscular
- Atividades de memória e raciocínio

Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II)
(Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda)

- Atendimento clínico
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular
- Ginástica funcional

Academia da Saúde São Jorge
(Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica)

- Alongamento e relaxamento
- Equilíbrio e mobilidade
- Funcional
- Fortalecimento e resistência

Academia da Saúde Samambaia
Atividades estão suspensas por conta do atendimento à covid-19.