PG comemora 28 anos do Programa Conviver

Serviço já atendeu mais de 6 mil pessoas acima dos 50 anos

27/9/2021

Segunda-feira, 27 de setembro de 1993, 15 horas. Nesta data e horário começava uma história de mudança de vida para a Melhor Idade de Praia Grande. Era inaugurado o Ponto de Encontro da 3ª idade, que mais tarde se tornaria Programa Conviver. O evento fez parte da I Jornada da 3ª Idade, que ocorreu entre 24 e 30 de setembro do mesmo ano.

No começo era um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala onde hoje funciona a Secretaria de Assistência Social (Seas) para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Oswaldo de Oliveira, no Bairro Boqueirão. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, no Bairro Guilhermina, onde funcionou durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e, por isso, era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Praia dos Sonhos, nº 245.

O programa foi criado para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem-estar e diminuíssem a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

São nove unidades instaladas na Cidade. Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta ligar no 3496-5015.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.